22 de jul. de 2022

Mateus 14. Tema: Não queira o que não deve.

 “Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão; pois João lhe dizia: Não te é lícito possuí-la.” (Mt 14:3-4 RA)

 

           João Batista teve um ministério denso e tenso, pois como todo profeta de Deus, precisava apontar os pecados do povo e apresentar o caminho da santidade. Por isso, tinha alguns inimigos, dentre eles Herodias, uma mulher adúltera que havia traído seu marido (Herodes Filepe) com o irmão dele (Herodes Antipas).

            João havia alertado Antipas a não possuir a mulher do próprio irmão, mas o pecado falou mais alto e as ambições pecaminosas ensurdeceram o rei. Tentando calar a voz profética, Herodes Antipas chegou a prender e decapitar João, a pedido de Herodias.

            Lendo esta história podemos tirar muitas lições, dentre elas a de que nem tudo que queremos nos é lícito, ou conveniente possuir. Se atentássemos para esta orientação, evitaríamos muitos problemas, perdas, sofrimentos pessoais e de terceiros.

            Sabemos que nem tudo que é bom faz bem e nem tudo que faz bem é bom. Herodias com certeza tinha algo que encantou Antipas, e ele, encantado ficou cego e surdo para os propósitos de Deus.

            Tenha cuidado com as concupiscências (desejos irrefreados) dos olhos e da carne (natureza pecaminosa), pois elas são armadilhas que lhe levarão ao pecado e este à morte. Lembre-se que: “Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2:17 RA)

           Ande no Espírito, pois só assim, prevalecerá contra os desejos da carne: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gl 5:16 RA)

            Está escrito: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1Jo 2:15-16 RA)

            Não traga pra sua vida, não busque, não conquiste, aquilo que não é lícito e nem o que não convém, pois isto atrairá e gerará o pecado, várias dores e a ruina.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.