28 de jul. de 2022

Mateus 20. Tema: Quem ultrapassa os limites é multado.

 “Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda. Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.” (Mt 20:21-23 RA)

 

         É impressionante como o Senhor Jesus “mesmo sendo Deus não julgou por usurpação o ser igual a Deus”. Uma das provas dessa consciência se evidencia quando Ele deixa claro pra mãe de Tiago e João que mesmo compondo a trindade, existem atribuições que não lhe competem, dentre estas, o colocar alguém a direita e a esquerda do trono de Deus.   

          Saber e respeitar os limites não é uma tarefa fácil, aliás, foi por não saber respeitá-los que Adão e Eva pecaram e geraram tantos males para si, para todos os demais seres humanos e para a natureza, inclusive perderam a comunhão com Deus, a paz interior, a comunhão de um para com o outro, a  terra começou a gerar espinhos e abrolhos, surgiu a inimizade com a natureza e perderam o jardim (Gênesis 3).

          Além de respeitar seus limites pessoais, familiares, profissionais e ministeriais, considere os limites dos outros. Isto é, respeite os espaços dos outros e perceba que seus limites estão inseridos nos limites dos outros, caso contrário terá problemas, gerará problemas e terá que arcar com as consequências e levará aqueles que lhe apoiarem a sofrer também.

           A Bíblia nos mostra exemplos de homens e mulheres de Deus que por desrespeitarem limites perderam muitas coisas, sofreram e geraram sofrimentos  e foram reprovados por Deus e destituídos dos lugares que atuavam, como foram os casos de Adão e Eva, Saul, Vasti. 

           Fique atento, pois quando o diabo não segura, empurra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.