12 de jul. de 2022

Mateus 2. Tema: Histórias distorcidas, porém cridas e divulgadas.

                No mês de dezembro é comum vermos nas praças das cidades, em igrejas e em algumas casas, uma lapinha. Ali, encontramos bonecos que representariam José, Maria, Jesus, os pastores e os magos. A partir deste cenário passamos a crer que todos estes personagens se encontraram em torno de recém nascido rei dos judeus em uma estribaria. Contudo, isso não é bíblico, logo não corresponde a verdade.

                Em primeiro lugar, os magos não eram reis, eram bruxos, feiticeiros, que por conhecerem astronomia viram um fenômeno nos céus e entenderam que era um anúncio sobrenatural de algo que estava acontecendo no mundo natural. Eles tiveram uma “revelação” do que estava acontecendo e deixando seus rituais e pactos vieram do oriente para se dobrar perante  o Filho de Deus, Jesus.

                Em segundo lugar, os magos encontraram Jesus em casa e não na manjedoura. Quem encontrou Jesus na manjedoura foram os pastores que estavam no campo no dia que o menino nasceu.

                 Estes fatos a respeito da presença dos magos na manjedoura, devem nos levar a observar com maior atenção as histórias que nos contam, pois corremos o risco de ser enganados por cenários montados por homens cujo coração não é reto diante de Deus.

                Ao ouvir, ou ver algo, procure verificar se realmente corresponde a realidade dos fatos, para que não venha a crer e divulgar uma mentira, pensando que é verdade. Esteja atento, pois por um momento até pessoas sinceras podem ser enganadas pela distorção da verdade.

  • “Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. (Lc 2:8-16 RA)
  •  “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.” (Mt 2:1-2 RA)
  •  “Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2:9-11 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.