20 de jul. de 2022

Mateus 10. Tema: Limites de ação.

 “A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel;” (Mt 10:5-6 RA)

                Todos nós sabemos que a morte de Jesus na cruz visava a salvação de todos os homens (expiação ilimitada)  e que através de  Jesus Cristo todos os homens tem a oportunidade de crerem ou não (graça resistível), contudo, ao enviar os apóstolos pra pregarem o evangelho Ele restringiu a área de atuação deles, determinando que fossem preferencialmente às ovelhas perdidas da casa de Israel, isto é, os judeus.

                 Aqueles homens, futuramente seriam enviados para todo o mundo (Mc 16:15,16, Mt 28:18-20, At 1:8), mas naquele momento deveriam atuar dentro dos limites estabelecidos por Jesus e só depois teriam seus campos de ação ampliados.

                 A semelhança do que aconteceu com aqueles irmãos acontece conosco. Precisamos dar contas do espaço e da missão que nos foram confiados, sempre procurando ser fieis Aquele e aquilo que  nos foi confiado.

            Quando atuamos fora dos limites estabelecidos por Deus estamos sem cobertura espiritual e ficamos a mercê do nosso inimigo que não tem pena de nós, pelo contrário, procura oportunidades para nos destruir.

            Por isso, procure saber os limites, aja dentro dos limites e conte com as unções e promessas para aqueles que honram os limites, pois assim estará seguro. Quem não respeita limites sofrerá as consequências da imprudência, ainda que seja movido por uma necessidade ou ansiedade como fez o rei Saul: “Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali. Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do SENHOR; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos. Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o SENHOR confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O SENHOR buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.” (1Sm 13:8-14 RA)

  •  “Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?” (Lc 16:12 RA)
  •  “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. Nós, porém, não nos gloriaremos sem medida, mas respeitamos o limite da esfera de ação que Deus nos demarcou e que se estende até vós. Porque não ultrapassamos os nossos limites como se não devêssemos chegar até vós, posto que já chegamos até vós com o evangelho de Cristo; não nos gloriando fora de medida nos trabalhos alheios e tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos sobremaneira engrandecidos entre vós, dentro da nossa esfera de ação, a fim de anunciar o evangelho para além das vossas fronteiras, sem com isto nos gloriarmos de coisas já realizadas em campo alheio. Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.” (2Co 10:12-17 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.