27 de jul. de 2022

Mateus 18. Tema: Evite escandalizar.

 “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” (Mt 18:7-9 RA)

          Escrevendo aos Coríntios o apóstolo Paulo disse:

  •  “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6:12 RA)
  •  “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” (1Co 10:23 RA)

          Estes ensinamentos, unidos aos de  Jesus em Mateus 18:7-9, nos alertam quanto ao cuidado que devemos ter para não procedermos de maneiras que venham levar  outras pessoas a pecarem contra Deus.

          O interessante é que além de evitarmos o que é errado, devemos evitar aquilo que é certo, mas que pode ser mal compreendido por uma pessoa imatura na fé e a mesma venha a tropeçar, cair, se desviar, ou a cometer erros e pecados por não saber os limites entre liberdade e libertinagem.

  •  “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” (Rm 14:23 RA)

          Vigiemos e oremos não apenas para não cairmos em tentação, mas também, para não levarmos outras pessoas a caírem.

  •  “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. Não destruas a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer. A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” (Rm 14:19-22 RA)

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.