“Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que
venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! Portanto, se a
tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares
na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no
fogo eterno. Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de
ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois,
seres lançado no inferno de fogo.” (Mt 18:7-9 RA)
Escrevendo aos
Coríntios o apóstolo Paulo disse:
- “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as
coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co
6:12 RA)
- “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas,
mas nem todas edificam.” (1Co 10:23 RA)
Estes
ensinamentos, unidos aos de Jesus em Mateus
18:7-9, nos alertam quanto ao cuidado que devemos ter para não procedermos de maneiras
que venham levar outras pessoas a
pecarem contra Deus.
O interessante é
que além de evitarmos o que é errado, devemos evitar aquilo que é certo, mas que pode ser mal compreendido por uma pessoa imatura na fé e a mesma venha a tropeçar,
cair, se desviar, ou a cometer erros e pecados por não saber os limites entre liberdade e libertinagem.
- “Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz
não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.” (Rm 14:23 RA)
Vigiemos e
oremos não apenas para não cairmos em tentação, mas também, para não levarmos
outras pessoas a caírem.
- “Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação
de uns para com os outros. Não destruas a obra de Deus por causa da comida.
Todas as coisas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.
É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que
teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer. A fé que
tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se
condena naquilo que aprova.” (Rm 14:19-22 RA)
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