18 de jul. de 2022

Mateus 9. Tema: Paz ou pavor.

 “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?” (Mt 9:4 RA)

 

          Algumas realidades nos proporcionam sensações ambíguas, pois dependendo do contexto que nos encontramos podem trazer segurança ou insegurança, alegria ou tristeza, paz ou pavor. Dentre elas está  a onisciência de Deus.

          Ter consciência de que Deus conhece nosso coração pode nos estabilizar, ou nos desestabilizar, pois saber que Ele julgará nossas motivações, intenções, razões, propósitos é ter a consciência que perante Ele estaremos nus, ainda que estejamos vestidos de cintas de folhas de figueira.

           O Senhor julgará os segredos de todos os homens, inclusive os meus e os seus: “Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.” (Rm 2:15-16 RA)

           Quando estamos com sinceridade, pureza, idoneidade, honestidade e santidade, ter consciência de que Deus sabe o que está em nosso coração nos traz segurança e paz de espírito, porém, quando há malícia, engano e dolo em nossas almas, ter a consciência de que Deus conhece nosso coração traz medo, insegurança e instabilidade, afinal, se estivermos certos e puros Ele nos honrará ainda que todos nos denigram, mas também, se estivermos com maldade Ele nos condenará ainda que todos nos absolvam.

            Jesus conhecia os pensamentos maus de algumas pessoas de sua época, mas também conhecia a pureza de outras pessoas. Aquelas cujo coração estava pesado pelo mal que carregavam se depararam com o juízo de Deus e as que estavam com o coração limpo e livre foram honradas.

            Você está com o coração pesado devido as impurezas? Arrependa-se para que da parte de Deus venha refrigério pra sua alma. Caso contrário, prepare-se para o juízo e suas penas.

 

  • “Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.” (1Sm 2:3 RA)
  •  “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.” (Pv 16:2 RA) 
  • “Se disseres: Não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará ele ao homem segundo as suas obras?” (Pv 24:12 RA)
  • “Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta.” (Dn 5:25-27 RA)
  • “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:30-31 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.