24 de mar. de 2021

Salmo 52. Tema: Doegue, religioso porém perverso.

             Doegue, era um servo de Saul, que estava no templo realizando compromissos religiosos, quando viu Davi conversando com o Sumo Sacerdote Aimeleque. Logo que teve oportunidade contou a Saul o que havia visto, porém omitiu fatos e  envolveu o Sumo Sacerdote em um ato de conspiração, quando na verdade o mesmo fora enganado por Davi. Além disso, Doegue matou 85 sacerdotes, homens inocentes diante do fato ocorrido.

             Veja que toda esta perversidade foi cometida por um homem religioso, que estava em um retiro espiritual. Religiosos também podem ser perversos, afinal a religião não muda o homem, apenas tenta dominar seus instintos maus. Só Deus muda seres humanos.

              Doegue é apresentado no Salmo 52 como uma pessoa que se gloriava da maldade, sua língua gerava destruição, por ser semelhante a uma navalha afiada e praticava enganos. Ele amava o mal e preferia a mentira, as palavras devoradoras e fraudulentas.

              Cuidado! Não pense que por serem religiosas as pessoas são boas. Às vezes, por trás dos paramentos, roupas, discursos, práticas e rituais está alguém cujo coração é maligno e reprovado por Deus.

              Cuidado para não ser um religioso que cumpre regras e atende a rituais, mas não tem seu coração cheio de Deus. Lembre-se que regras, rituais, rigor procedimental, informações “teológicas”, não tornaram você e nem ninguém, em uma pessoa diferente de verdade. Só Deus pode mudar o ser humano através de Jesus Cristo, a partir de uma ação do Espírito Santo.

 Disse Jesus a muitos religiosos de sua época: 

  • Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?  (Mt 3:7) 
  • Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. (Mt 12:34)
  • Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? (Mt 23:33) 
  • Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? (Lc 3:7)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.