14 de mar. de 2021

Salmo 42. Tema: Profunda saudade de Deus!!!

               Creio que a mais profunda e intensa necessidades de qualquer ser humano é de Deus. Esta carência  gera uma SAUDADE, um VAZIO, uma FALTA, que nem sempre é discernida quanto a sua verdadeira origem que é a SAUDADE de DEUS!!

              Depois da queda, do afastamento de Deus e da expulsão do Éden, a vida humana foi tomada por um profundo vazio que  mexe com toda nossa existência. Esta necessidade inexplicável e corroedora  da alma é uma saudade do Eterno e da eternidade e nos faz assumir posturas muito interessantes e as vezes ambíguas como a religiosidade (quando se assume a falta de Deus) e a antireligiosidade (quando se procura negar a existência e a falta de Deus). A idolatria, o materialismo, a busca por reconhecimento e status, a necessidade de elogios e aplausos, o ser bom e fazer o bem, não passam de manifestações da alma carente de Deus.

              Esta saudade aumenta ainda mais quando por algum motivo, voltamos a perder a intimidade que nos foi proporciona, devido aos mais diversos fatores como o pecado, o corre-corre, as doenças, as mudanças, os  excessos de trabalho, que interferem também no congregar, afinal, parte da nossa fé é vivenciada na coletividade.

              Por vezes me sinto assim, como muita saudade de Deus, e só tenho esta necessidade suprida quando tenho meus momentos devocionais individuais e coletivos, quando sozinho ou com o povo de Deus, me reencontro com o Senhor e minha alma é inundada por Sua presença.

              Você está com saudade de Deus? A melhor maneira de ter esta demanda (necessidade) suprida é parar tudo e ir a presença de Dele, orar, chorar, louvar, quer seja individualmente , quer seja coletivamente. Pois SAUDADE é coisa que só resolve com PRESENÇA.

  •  1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. 2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 3  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? 4  Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se me derrama a alma — ,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. 5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu... “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42:1-5,11 RA)

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.