31 de jan. de 2021

Provérbios 31. Tema: Conselhos dos pais

                     Se você leu com atenção o livro dos Provérbios, percebeu que há um estímulo aos filhos  quanto a maneira que devem tratar os pais. A orientação é que os mesmos ouçam, valorizem, honrem, deem prazer e alegria, considerem tanto aos pais, quanto aquilo que eles fazem e ensinam.

                     O próprio Salomão, rei mais sábio de toda história, destaca que foi seu pai Davi, que lhe orientou a valorizar a sabedoria. O rei Lemuel (cap 31) também é orientado pela mãe, quanto a detalhes da vida e de como governar. Enfim, até os reis precisam dos conselhos dos pais, quanto mais eu e você!

                     Valorize seus pais e os conselhos que lhe dão, pois com certeza, querem, investem, oram e buscam seu bem. Lembre que foram eles que cuidaram de você desde cedo, e via de regra, são eles que realmente querem seu  bem.

                     Felizes aqueles  que tem um pai e uma mãe que aconselham, e ,mais felizes são aqueles que os reconhecem e valorizam, mesmo reconhecendo suas limitações e imperfeições, pois, com certeza, aconselham, exortam, alertam, corrigem, castigam, por que amam e pensam no bem dos seus filhos.

                       Diz a palavra de Deus:

  • Pv 1:8  Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
  • Pv 1:10  Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.
  • Pv 1:15  Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;
  • Pv 2:1  Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos ...
  • Pv 3:1  Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
  • Pv 3:11  Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão.
  • Pv 3:21  Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso;
  • Pv 4:10  Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.
  • Pv 4:20  Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.
  • Pv 5:1  Filho meu, atende a minha sabedoria; à minha inteligência inclina os ouvidos
  • Pv 5:20  Por que, filho meu, andarias cego pela estranha e abraçarias o peito de outra?
  • Pv 6:1  Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro e se te empenhaste ao estranho...
  • Pv 6:3  Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro;
  • Pv 6:20  Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe;
  • Pv 7:1  Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.
  • Pv 19:27  Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento.
  • Pv 23:15  Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu;
  • Pv 23:19  Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração.
  • Pv 23:26  Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
  • Pv 24:13  Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar.
  • Pv 24:21  Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei e não te associes com os revoltosos.
  • Pv 27:11  Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que eu saiba responder àqueles que me afrontam.
  • Pv 31:2  Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? ...
  • Ec 12:12  Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
  • 2Tm 2:1  Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.
  • Hb 12:5  e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;



30 de jan. de 2021

Provérbios 30. Tema: Nem a riqueza e nem a pobreza.

             A riqueza e a pobreza são situações extremas e opostas, mas representam os mesmos riscos para os seres humanos. Algumas pessoas diante da  pobreza, blasfemam, murmuram, enfraquecem na fé, se acham inferiores, abandonadas e esquecidas por Deus, chegando a se revoltarem e até a abandonar a fé. Outras, quando estão ricas e abastadas,  se ensoberbecem, tornam-se sábias aos próprios olhos, altivas de espírito e orgulhosas,  passando a pensar que são maiores do que as outras, e algumas, até acham que não precisam de Deus.

            O escritor  bíblico,  por reconhecer os riscos da pobreza e da riqueza, pede a Deus que lhe dê o necessário para ter suas necessidades supridas, nos incentivando assim, a buscar uma moderação na vida, um equilíbrio, também na área financeira.

             Vejamos outros textos que nos incentivam lidar com equilíbrio nas finanças:

  •  “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.” (Pv 23:4-5 RA)
  • “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4:11-13 RA)
  • “Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.” (Pv 30:7-9 RA)

              Não dedique sua vida para adquirir riquezas, nem tão pouco rejeite-as, se o Senhor lhe conceder esta oportunidade. Saiba lidar com aquilo que lhe for entregue e administre da melhor maneira possível, para que seja encontrado fiel e contente no dia que o Eterno lhe for pedido contas.

               


 

29 de jan. de 2021

Provérbios 29. Tema: O resultado da multiplicação é ...

               Na matemática o resultado da multiplicação é o produto. Na vida, o resultado da multiplicação pode ser chamado de vida em sociedade. A multiplicação traz consigo reflexos, e estes, produzem impactos a curto, médio e longo prazos.

               Por exemplo, “Quando se multiplicam os justos, o povo se alegra, quando, porém, domina o perverso, o povo suspira.” (Pv 29:2 RA). “Quando os perversos se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a ruína deles.” (Pv 29:16 RA).

               Para que cresça o número de perversos basta as pessoas continuarem como nasceram, isto é , separadas de Deus. Disse o salmista, “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Sl 51:5 RA).

               Para que cresça o número de justo, faz-se necessário um avivamento espiritual, onde as pessoas nasçam de novo, pois só assim verão e entrarão no Reino de Deus. “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (Jo 33,:6-7 RA)

               Uma coisa é certa, só com o agir de Deus e com pessoas transformadas e mantidas por Ele, desfrutaremos de uma sociedade mais justa e igualitária. Não houve e nem haverá justiça, sem que Aquele que é O Justo seja o Senhor das vidas e dos relacionamentos.

               Por isso,  se santifique, congregue, evangelize, e ore por uma mover de Deus que transforme tanto as pessoas, quanto a sociedade como um todo.

  •  “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (At 2:37-47 RA)

  


 

28 de jan. de 2021

Provérbios 28. Tema: Oração abominável.

                Orar é conversar com Deus, é dialogar com o Eterno, é relacionar-se com o Amigo, é achegar-se ao Senhor, sempre tendo em mente a Sua existência e na certeza  das Suas recompensas, pois,  “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6 RA).

                Precisamos ter em mente que as recompensas prometidas aqueles que agem movidos por fé, estão baseadas nos méritos de Cristo, pois Ele cumpriu a Lei, obedeceu plenamente, e agradou ao Pai plenamente.

  •  “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (Rm 10:4 RA)
  • “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Fp 2:5-8 RA)
  • “E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mt 3:17 RA)
  • “Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai. Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós.” (Jo 16:23-26 RA)

                 A oração é uma maneira que temos de acessar e manter nossa comunhão com Deus. Através dela entramos no sobrenatural e experimentamos inúmeras bênçãos e temos incontáveis e incomparáveis oportunidades, mas nenhuma sobrepuja a comunhão com Deus, pois na Sua presença nosso espírito, alma e corpo se completam.

                Contudo, nossas orações podem ser abomináveis perante o Senhor, isto é, detestável aos Seus ouvidos. “O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Pv 28:9 RA). Mas quando é que isto acontece? Quando não temos uma vida de obediência e santidade. Ao desviarmos nossos ouvidos de ouvir e dar ouvidos as orientações do Senhor, aquilo que falamos a Ele se torna agressivo, irritante, provocante.

  •  “Ouvi a palavra do SENHOR, vós, príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios?  — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Is 1:10-20 RA)

                Assim sendo, entenda que, não basta orar pra ter, antes devemos orar pra ser semelhantes a Jesus, pois desta feita agradaremos o Pai e nossas orações serão como belas canções ao seus ouvidos e como cheiro suave as Sua narinas.

  •  “Agradar-me-ei de vós como de aroma suave, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós perante as nações.” (Ez 20:41 RA)
  •  “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.” (Ef 5:1-2 RA)

 

Lembre-se: NÃO EXISTE ORAÇÃO PODEROSA! EXISTE UM DEUS PODEROSO QUE RESPONDE ORAÇÕES, CONFORME SUA VONTADE.




27 de jan. de 2021

Provérbios 27. Tema: Cuidado com marketing pessoal.

                 Ter um currículo recheado de cursos e experiências é uma riqueza. Ter e saber quais são as virtudes, os dons e talentos, as potencialidades, as forças, as fraquezas e as limitações, nos posicionam de uma forma diferenciada na vida. Mas, a Palavra de Deus nos alerta: “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.” (Pv 27:2 RA)

                 A autopromoção, o autoelogio, o pedir palmas e confetes  pra si, até pode ser tido como uma estratégia de marketing pessoal pelo “gurus” do nosso tempo, mas biblicamente, não é sábio proceder assim, pois segundo Jesus Cristo,  “Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.” (Jo 7:18 RA)

                Não se autopromova!! Não pense a seu próprio respeito além do que convém!! Não se autoelogie!!! Não deixe que a natureza pecaminosa lhe leve a egolatria (adoração do eu). Quando os homens tentarem encher seu ego, não aceite. Lembre que todas suas fontes são em Deus. Siga na humildade.

                O Mestre dos mestres, Senhor dos senhores, Rei dos reis, viveu e morreu para glorificar o Pai e Este o ressuscitou e o exaltou. Se temos que buscar alguma glória é a glória de Deus. A Ele devemos aplaudir, exaltar, louvar, agradecer, adorar, pois tudo que somos, ou não somos, temos ou não temos, fazemos ou não fazemos, é graças a Ele. “Sem Ele nada do que foi feito se fez”.

                Quanto ao seu crescimento e reconhecimento, deixe que o Senhor faça isto, se for do Seu agrado e vontade. Ele é quem exalta e abate, estabelece ou destitui. Foi Ele que levou Moisés, Josué, os juízes, Davi, Salomão, Ezequias, Josias, João Batista, os patriarcas e os apóstolos e os levou aos lugares que chegaram. Confie no Senhor, viva pra glória Dele e Ele fará o melhor para você e por você.

                Lembre-se: “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.” (Pv 27:2)

 Versículos pra meditar

  • “Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais. Eu não procuro a minha própria glória; há quem a busque e julgue.” (Jo 8:49-50 RA)
  • “Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus.” (Jo 8:54 RA)
  • “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:5-11 RA)
  • “Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.” (Sl 3:3 RA)
  • “De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio.” (Sl 62:7 RA)
  • “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.” (Sl 115:1 RA)
  • “Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: Todas as minhas fontes são em ti.” (Sl 87:7 RA)
  • “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.” (At 17:28 RA)

                                                                    


26 de jan. de 2021

Provérbios 26. Tema: Mais tolo do que o insensato.

                  A insensatez é vista na Palavra de Deus  como um defeito a ser percebido, evitado e combatido. Ser insensato  é proceder  fora do juízo, ignorando o bom senso, não observando a justa medida. O Insensato assemelha-se ao louco, ao delirante, isto é, aqueles que são incapazes de avaliar adequadamente suas escolhas e consequências.

                 Mas, o homem “sábio aos próprios olhos”, que se contempla no espelho da existência e pensa que dá conta da sua própria vida sem  dar ouvidos  a conselhos, exortações, correções, disciplina, que ignora os mais experientes e até o próprio Deus e sua Palavra, é alguém que tem menos esperança do que o louco.

                Se devemos evitar ser insensatos e evitar os insensatos, muito mais sermos sábios aos próprios olhos, e/ou  termos alguém assim perto de nós, pois estaremos próximos da ruína.

                Por isso diz a Palavra de Deus: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.” (Rm 12:16 RA)

               O sábio aos próprios olhos não busca e nem aceita conselhos. Ignora as experiências dos outros. Se dá por satisfeito sem considerar o que há de bom no outro. Rejeita orientações, exortações, correções, disciplina. O sábio aos próprios olhos se isola, ou busca apenas aqueles que aprovarão suas tolas escolhas. O sábio aos próprios olhos ora pouco, ou não ora, pois acha que não precisa e nem depende Deus. O sábio aos próprios olhos é sua própria ruína e desgraça. Ele não precisa de inimigos exteriores, por dentro de si está seu maior e mais terrível inimigo, ele mesmo.

  •  Pv 3:7  Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;
  • Pv 12:15  O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.
  • Pv 21:2  Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.
  • Pv 26:5  Ao insensato responde segundo a sua estultícia, para que não seja ele sábio aos seus próprios olhos.
  • Pv 26:12  Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.
  • Pv 26:16  Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.
  • Pv 28:11  O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio sabe sondá-lo.
  • Is 5:21  Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!


25 de jan. de 2021

Provérbios 25. Tema: Faça diferente, faça a diferença.

                A proposta bíblica para quem serve a Deus é de que façamos o bem a todos, inclusive aqueles que nos fizeram mal. Leia os versículos a seguir e reflita sobre como está agindo.  Após a análise pessoal, busque a Deus e peça ajuda ao Espírito Santo para agir como é do agrado Dele, pois com certeza, ao obedecê-Lo nos tornaremos semelhantes a Jesus, pois Ele sempre fez o bem, inclusive para quem lhe fez o mal.
  • “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá.” (Pv 25:21-22 RA)
  • “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mt 5:38-48 RA)
  • “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; {ira; de Deus, subentendido } porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:17-21 RA)
  • “Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam.” (Mt 26:48-50 RA)
  • “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, {Calvário; no original, caveira} ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...” (Lc 23:33-34 RA)

               





 


24 de jan. de 2021

Provérbios 24. Tema: Salve vidas!!

              Uma das profissões mais belas e perigosas que existe é a de bombeiro. Estes homens e mulheres são especiais e fazem coisas especiais, posto que expõem suas vidas para resgatar a de outros, por isso devem receber nosso apoio e reconhecimento.

              A Palavra de Deus nos desafia a de alguma maneira seguirmos tais exemplos, é claro que não substituindo-os, mas dispondo-nos  a de alguma maneira  estender as mãos,  abraçar, ou principalmente evangelizando.

             Todos nós sabemos que o ser humano está perdido, condenado, destinado ao inferno, por causa do pecado, mas graças a Deus, a vida eterna é uma possibilidade para todos, desde que creiam em Jesus e o recebam com salvador.

             Seja um mensageiro de boas novas e aceite ser usado por Deus para salvar vidas. “Livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos.” (Pv 24:11 RA)

  •  “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23 RA)
  • “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10:13-14 RA)
  • “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16:15 RA)

   


23 de jan. de 2021

Provérbios 23. Tema: Tenha bons modos.

                   A Palavra de Deus é maravilhosa e nela encontramos instruções para tudo, inclusive a respeito de como nos comportar em locais e eventos. Estes protocolos evitam que  passemos, ou causemos constrangimentos, humilhações e não sejamos alvo de comentários negativos.

                  Por mais que não aceitemos, existem posturas a serem observadas tanto em um velório, quanto em um casamento. Desde uma recepção até uma despedida. Numa admissão ou em uma demissão. Enfim, existem protocolos e os sábios procuram levá-los em consideração.

                 Protocolos  são normas de conduta que ao serem observados nos promovem, pois fazem com que saibamos entrar e sair dos locais de maneira honrosa. Por isso, procure se informar a respeito de questões como roupas adequadas, volume da voz, risadas e brincadeiras, temas a serem ou não abordados, como pegar em talheres, onde ficar em eventos sociais ou corporativos, como mastigar, como bocejar, como usar palitos de dente, arrotar, quanto colocar no prato e no copo, como usar um guardanapo, a quantidade e frequência de um perfume, etc.

                 Por mais que não gostemos, precisamos entender que saber nos comportar corretamente fará bem a todos, além de abrir  portas e contribuir  para que se mantenham nesta condição. Não pense que seguir  protocolos é uma  tolice, pelo contrário, segui-los revela sabedoria. 

                 Veja alguns exemplos de protocolos na Bíblia:

  • “Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para aquele que está diante de ti; mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão.” (Pv 23:1-2 RA)
  • “Então, Faraó mandou chamar a José, e o fizeram sair à pressa da masmorra; ele se barbeou, mudou de roupa e foi apresentar-se a Faraó.” (Gn 41:14 RA)
  • “Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas. Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” (Lc 14:8-11 RA)
  • “Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. (Mc 10:35-40 RA)

                        Siga os protocolos para que não seja repreendido, envergonhado, humilhado ou convidado a sair. Fica a dica.


22 de jan. de 2021

Provérbios 22. Tema: Invista no seu maior patrimônio.

                 A marca de uma empresa é seu maior patrimônio. Uma empresa respeitada goza de credibilidade e consequentemente atrai investimentos e obtém lucros. Logo, cuidar da marca é de fundamental importância para quem deseja se estabelecer e crescer no mercado. Para tanto, bens e serviços devem seguir critérios que atendam as necessidades dos clientes e promovam satisfação e segurança.

               Da mesma forma que acontece com as empresas através de suas marcas, acontece conosco, através do nosso nome. Desta feita, cuidar do nome é cuidar dos investimentos e lucros que obteremos durante nossa história. Para tanto,  precisamos entender que nossa maneira de viver, agir e reagir, falar e fazer, contribuirão para agregar valor positivo ou negativo a  nossa marca.

                Como servos de Deus, precisamos viver de maneira que até nossos inimigos nos elogiem quando estiverem a nos criticar. Por exemplo: ser criticado por pessoas desonestas não é uma vergonha e sim uma honra. Ser chamado de radical, por pessoas que tem uma vida distante dos padrões de Deus, é um elogio.

               Da mesma maneira que certas marcas comerciais trazem consigo imagens e conceitos sobre a seriedade da empresa e dos seus produtos, nosso nome ao ser mencionado deve trazer consigo valores que glorifiquem a Deus e anunciem nosso compromisso com Ele.

               Você tem tido o devido cuidado com seu nome? Suas atitudes agregam valor positivo ao seu nome? Ao ouvirem seu nome as pessoas se sentem seguras ou inseguras?

                A Bíblia nos diz que, “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.” (Pv 22:1 RA), desta feita, zele, proteja, agregue valor positivo ao seu nome através da seriedade, da verdade, da santidade, do temor do Senhor. Invista no seu nome, invista no seu maior patrimônio.

 “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2:9-11 RA)





21 de jan. de 2021

Provérbios 21. Tema: Prazeres distintos.

                 As vezes complicamos o que é simples. Por exemplo: Como saber se uma pessoa é de Deus ou não? A resposta é: Basta olhar o que lhe dá prazer e o que lhe entristece.

                 Pessoas de Deus ficam felizes e tem seu prazer em  fazer a vontade de Deus, andar  em obediência, viver  em santidade, estar na casa de Deus com o povo de Deus, orar, ler a Bíblia, louvar, participar da Santa Ceia, evangelizar, descobrir e cumprir o propósito de Deus para suas vidas, perdoar e receber perdão. Homens e mulheres de Deus tem satisfação de viver para a glória de Deus e procuram honrá-Lo através de tudo que são, tem e fazem.  

                 Já o ímpio, além de não ver e não ter prazer naquilo que é de Deus, opta por viver para si mesmo e para os seus, embora por vezes, seja um religioso.

“Praticar a justiça é alegria para o justo, mas espanto, para os que praticam a iniquidade.” (Pv 21:15 RA)

                 Você tem como prazer de sua vida o Senhor e aquilo que é pra glória Dele? Ou você vive para si mesmo e para os seus? Sua alegria é o Senhor e Sua vontade ou você fica espantado com que vive para estes propósitos? Você de fato é um justo ou um ímpio?

 “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.” (Sl 84:1-4 RA)

 


20 de jan. de 2021

Provérbios 20. Tema: Saiba esperar.

                  Em um mundo de imediatismos, corre-corre, instantaneidade, do agora ou nunca, do pegar ou largar, não é nada fácil esperar. 

                  Nossas mentes e corpos  estão tão acelerados que para nós, segundos parecem minutos, minutos parecem horas, horas parecem dias, dias parecem anos, anos parecem uma eternidade.

                 Estas acelerações, mental e física, nos levam  a tomar decisões precipitadas que trazem consigo perdas e dores desnecessárias. Além disso, ficamos irritados, inflamáveis e inflamados, incendiando relacionamentos, ambientes e projetos. Ouvir um não, ou um, agora não, nos desestabiliza emocionalmente e nos leva a agir de maneiras irrefletidas, inconsequentes e catastróficas.

                 A Palavra de Deus nos alerta que, “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” (Pv 20:21 RA), isto é, embora algo seja pra mim, se eu não souber esperar o tempo certo para tomar  posse do que é meu direito, ou chegará a mim por graça, estragarei tudo.

                Quando eu espero o tempo de Deus, estou dando a mim mesmo a oportunidade de amadurecer, crescer, me adequar, me preparar e me aperfeiçoar, para que possa tomar conta e dar conta daquilo que me será confiado.

                A parábola do filho pródigo é um exemplo clássico de alguém que por não saber esperar o tempo certo, veio a desperdiçar tudo que era seu. Aprenda a esperar!! Aprenda a bem aproveitar o tempo antes de tomar posse da bênção, para que ao recebê-la, não venha perdê-la e nem a perder-se.

  • “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” (Pv 15:23 RA)
  • “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv 25:11 RA)
  • “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:” (Ec 3:1 RA)
  • “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” (Rm 5:6 RA)
  • “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6:9 RA)
  • “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gl 4:4-5 RA)



19 de jan. de 2021

Provérbios 19. Tema: Proativo sim, precipitado não.

                  Ser proativo é a capacidade de tomar decisões, direcionar a vida, ter iniciativa. Esta é um das virtudes necessárias para sermos bem sucedidos, contudo, não pode ser confundida com ser precipitado.

                 O precipitado, não é proativo e sim reativo, pois age e reage  sem medir as consequências dos seus atos e termina gerando situações prejudiciais a curto, médio e longo prazos, tanto pra si, quanto para outros.

                  Pessoas precipitadas tomam decisões governadas  pelas circunstâncias, sentimentos, desejos, impulsos, natureza pecaminosa, tentações, provocações, necessidades, sem que tenham o devido cuidado consigo, com o outro e com a glorificação do nome de Deus, assim peca e gera mais problemas do que resolve.

                   Você é proativo ou precipitado? Como saber? Observe os resultados de suas falas, posturas, investimentos, decisões, etc., e perceberá se tem acertado ou errado. Está com dificuldade de controlar-se? Busque o Espírito Santo, pois o domínio próprio faz parte daquilo que Ele produz em nossas vidas.

                  Pessoas precipitadas, até conquistam algumas coisas, mas perdem-nas com a mesma velocidade, além de caírem no descrédito. Precipitados, caem em precipícios!!

  •  “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” (Pv 16:32 RA)
  • “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.” (Pv 14:29 RA)
  • “Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto.” (Pv 20:25 RA)
  • “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.” (Pv 29:20 RA)
  • “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22-23 RA)

 


 

 

 

18 de jan. de 2021

Provérbios 18. Tema: Firme perante a doença.

                   O ser humano embora seja uma integralidade, tem três dimensões: a espiritual, a psíquica e a física. As mesmas estão entrelaçadas  e se influenciam. ( “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5:23 RA), 

                   Quando uma destas áreas está fragilizada a outra é atingida, porém, o inverso também é verdade, quando uma está fortalecida serve de suporte, sustentáculo, coluna, para manter o todo de pé. Assim uma sinergia se estabelece, e o resultado da soma das partes, é superior aquilo que cada uma poderia produzir individualmente.

                   A Palavra de Deus nos mostra que estar bem espiritualmente nos dará suporte para enfrentar realidades difíceis tanto no corpo, quanto na alma. “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” (Pv 18:14 RA).

                   Assim sendo, cheios do Espírito Santo, da Palavra e em comunhão com os irmãos, teremos nossa espiritualidade fortalecida, e teremos forças pra enfrentar as adversidades de maneira que não sejamos abatidos e nem destruídos em tempos de adversidade. Veja alguns exemplos:

  • Quando o rei Ezequias recebeu um diagnóstico de morte, orou a Deus e foi revigorado (Isaías 38);
  • Quando Elias estava deprimido, recebeu uma Palavra e foi reposicionadao (1 Rs 19):
  • Quando Josué estava amedrontado, recebeu uma Palavra e foi avivado (Josué 1):
  • Quando Ana estava abatida, recebeu uma Palavra e foi transformada ( 1Samule 1):

                  Invista em sua vida espiritual e terá melhores condições para enfrentar não apenas a pandemia, mas quaisquer outras doenças que atinjam seu corpo e/ou alma. Busque ao Senhor! Ore mais, leia mais a Palavra, esteja mais perto dos irmãos, evangelize, faça boas obras, obedeça ao Senhor, honre a quem deve ser honrado, seja fiel e generoso e terá mais forças para enfrentar os momentos e circunstâncias de fraqueza e doenças.

                   Assim diz o Senhor:

  • “Pois assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me e vivei.” (Am 5:4 RA)
  •  “O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.” (Sl 28:7 RA)
  •  “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl 37:5 RA)
  •  “Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” (Sl 55:22 RA)
  •  “Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo... “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.” (Sl 112:4,7 RA)
  • “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Ef 5:18 RA)
  •  “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5:22-23 RA)

 

                    Você está bem, com saúde, em paz, prosperando, em harmonia familiar? Então busque ao Senhor, pois quando uma destas áreas for atingida, fragilizada, ou comprometida, sua firmeza espiritual lhe susterá. Deus te abençoe!!

 

 


 

 

 

 


17 de jan. de 2021

Provérbios 17. Tema: Não faça mal a quem lhe fez bem.

 “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.” (Pv 17:13 RA)

               Existem pessoas e instituições que chegam as nossas vidas como providências de Deus. Elas surgem, ou manifestam-se, de uma maneira muito especial e nos ajudam com palavras, oportunidades, bens, recursos, credibilidade, apoio moral ou sentimental, conselhos, abraços e principalmente nos evangelizando e nos discipulando. São verdadeiros enviados de Deus a nosso favor.

               Estas pessoas e instituições não podem ser desmerecidas e nem esquecidas, pois sem elas não seríamos quem somos, e em alguns casos, sequer estaríamos vivos, pois fizeram, ou tem feito, por nós mais do que nós mesmos.

               Infelizmente,  nossa natureza pecaminosa tem como algumas de suas características o esquecimento, a ingratidão, a soberba, a altivez de espírito e até a rebelião, e quando nos vemos em descanso e sucesso   terminamos esquecendo o bem que recebemos e até fazemos mal a quem tanto nos ajudou.

               Quantos não são os casos de pessoas que depois de passarem o aperto, esquecem e até prejudicam quem as ajudou? Quantas são as pessoas que após crescerem, prosperarem, estarem saudáveis, diplomadas, etc.,  esquecem e até se levantam contra quem as ajudou?

               Tenho visto isso acontecer também com muitas Igrejas Locais, independentemente das denominações. Algumas pessoas chegaram à Igreja, ou por ela foram buscadas, quando estavam em situações de perdição espiritual, descrédito, risco,  falência moral, perturbação psicológica, ruína familiar, enfermidade, falta de apoio, etc. Receberam ajuda de braços e abraços amigos, e por isso, conseguiram sair de onde estavam e mudar de vida, mas quando tudo mudou,  elas mudaram também. Estas pessoas começam a pagar o bem com o mal, e danam-se a criticar, desmerecer, ignorar, atirar pedras, apontar defeitos, estender o dedo, etc., fazendo mal a quem lhe  fez bem.  

               O mesmo acontece em relação aos pais! Quantos não são os filhos que só veem os defeitos dos pais,  esquecendo que, apesar de suas limitações e imperfeições, foram eles que cuidaram, alimentaram, mimaram, oraram, educaram, investiram e deram condições para que tais pessoas continuassem a existir, pois sem o cuidado recebido, hoje não existiriam!!

               Tenho visto filhos adotivos, naturais e espirituais, sendo ingratos, indiferentes, inconsequentes, com quem os acolheu!! Que perversidade!!! Se não fosse esta pessoa que lhe adotou quando nem seus pais naturais e espirituais lhe acolheram, quem seria você? Onde você estaria?

               Você tem pagado com o mal a quem outrora lhe fez bem? Você tem rejeitado quem outrora lhe acolheu? Você tem denegrido e apontado apenas os defeitos de quem outrora usou das “poucas” virtudes que tinha para lhe ajudar?

               Pare de pagar o bem com o mal!! Pare de ser injusto, ingrato, egoísta,  pecaminoso e maligno. Aprenda a reconhecer, honrar, valorizar e no mínimo respeitar aquelas pessoas e lugares  que acreditaram e investiram em você  quando estava no fundo do poço, nos lixeiros, na lama, possesso, deprimido, esquecido, adoecido, apodrecido e morto espiritualmente!!

               E em relação ao Senhor? Como você tem procedido? Porventura Ele te fez algum mal? Te ignorou? Te abandonou? É claro que não!! Mas hoje você chega até a duvidar que Ele existe!!

  •  “Porém eles, nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. Recusaram ouvir-te e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste; endureceram a sua cerviz e na sua rebelião levantaram um chefe, com o propósito de voltarem para a sua servidão no Egito... Porém, quando se viam em descanso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os desamparavas nas mãos dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; mas, convertendo-se eles e clamando a ti, tu os ouviste dos céus e, segundo a tua misericórdia, os livraste muitas vezes.” (Ne 9:16-28 RA)

               Não faça mal Aquele, ou aqueles, que lhe fizeram bem!! Não dê as costas a quem um dia lhe abraçou!! Não critique impiedosamente quem piedosamente lhe alcançou!! Não seja mal e nem faça mal a quem lhe fez bem!!

               Reconheça que apesar de tudo, você foi cuidado. Elogie, invista, cuide, ajude, apoie, valorize, quem um dia fez por você o pouco, ou o muito, que lhe ajudou a existir. Faça o bem a quem lhe fez o bem!!

  •  “Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Rm 13:7-8 RA)