19 de jan. de 2026

Efésios 5. Tema: Cuidado com a impudicícia (imoralidade)

  •  “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5:3-5 RA)

Algumas palavras não fazem parte do nosso vocabulário diário, por isso ao ouvi-las ou lê-las não percebemos seu peso, pois ignorarmos seu significado, dentre elas está a IMPUDICÍCIA.

Segundo o dicionário, impudicícia é falta de pudor, de moral, imoralidade, indecência. Desta feita, quando a Bíblia nos ensina a evitar IMPUDICÍCIA, está nos orientando a evitar todas as formas de imoralidades, indecências e devassidões quer seja através de palavras, gestos, ou comportamentos, pois somos homens e mulheres de Deus.

A tradução NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) nos ajuda a compreender mais claramente Efésios 5:3-5, quando diz: “Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. Fiquem certos disto: Jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria). Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele.” (Ef 5:4-6 BLH)

Diante destas orientações devemos nos policiar, pois podemos perder o respeito, a credibilidade e até o Reino de Deus. Reflitamos e consertemos nosso vocabulário, nossas palavras, histórias, conversas e tratamentos, pois todas as formas de imoralidade nos afastam de Deus e do seu Reino, além de comprometer nosso testemunho, nossos relacionamentos e nosso destino.

  • “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.” (1Co 5:1-5 RA)
  •  “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1Co 6:18-20 RA)
  • “E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.” (1Co 10:8 RA)
  • “Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5:5 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.