25 de jan. de 2026

Colossenses 1. Tema: A sublimidade de Cristo.

  •  “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Cl 1:15-20 RA)

           Ter uma Cristologia (teologia sobre Cristo) bíblica, é fundamental para que vivamos o Cristianismo correto e pujante, afinal Jesus é a Pedra angular da nossa fé.

“A pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção. A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção”. (www.significados.com.br/pedra-angular)

O Espírito Santo, inspirou o apóstolo Paulo, a apresentar aos colossenses a pessoa de Jesus Cristo de uma maneira relevante, para que pudessem compreender quem Ele era e terem sua fé bem fundamentada e protegida das heresias que rondavam aquela comunidade. Preocupação esta presente também nas falas de outros apóstolos no Novo Testamento.

  • “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.” (At 4:11 RA)
  • “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” (Ef 2:19-22 RA)
  • “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.” (1Pe 2:4-6 RA)

          Jesus é apresentado aos colossenses como “a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Cl 1:15-20 RA)

          Através destas declarações sobre Jesus Cristo, a comunidade cristã de Colossos e Laodicéia, perceberiam que Jesus não era mais um líder religioso e nem um filósofo com novas ideias, mas, o próprio Deus que entrou na história humana, para trazer redenção e reconciliação entre o Criador e a criação.

          Como cristãos, precisamos ter uma fé bíblica sobre nosso Senhor Jesus Cristo, pois assim como no primeiro século, as inúmeras e distorcidas teses, tem gerado confusões e desvirtuado a fé daqueles que por falta de conhecimento, igualam Jesus a anjos, homens ou semideuses. Ele é a expressão exata de Deus Pai e Nele tudo subsiste. Busque aprofundar seu conhecimento bíblico sobre Jesus, pois Dele dependem sua história e eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.