1 de jan. de 2026

2 Coríntios 6. Tema: Jugo desigual sempre é errado.

  •  “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (2Co 6:14-16 RA)

           Existem verdades bíblicas que são tão claras que NÃO requerem grandes esforços hermenêuticos para obtermos interpretações claras, dentre estas, está a desaprovação bíblica para o JUGO DESIGUAL.

           Jugo desigual é uma referência a um objeto chamado canga que se coloca para 2 animais que caminham e trabalham juntos. Estes animais devem ser da mesma espécie e ter o mesmo porte para que o trabalho seja dividido justamente, embora um puxe e o outro escore.

           O Espírito Santo é claro ao afirmar que um cristão não deve se unir com um não cristão, para casarem, estabelecerem sociedade e nem alianças. Essa orientação vem desde o Antigo  Testamento e perpetua-se no Novo Testamento.

Casamentos, sociedades, alianças são relações séria e de peso no mundo espiritual, por isso,  crentes e não crentes devem ser evitar estabelece-las com quem não tem o Senhorio de Cristo e nem defende prioritariamente os propósitos e princípios divinos.

            Se você está se relacionando, estabelecendo sociedade ou aliança, com quem não teme a Deus, saiba que deve romper este vínculo enquanto é tempo, pois não contará com a bênção de Deus. Você pode dizer: “Conheço tal caso que deu certo”, mas a Palavra de Deus e a história nos apresentaram inúmeros casos que deram errado.

            Caso queira teimar com Deus é bom lembrar que somos livres para fazer escolhas, mas, somos escravos das consequências delas. As responsabilidades serão totalmente suas, pois o Senhor já lhe alertou. Além disso, não cobre que as pessoas e nem a Igreja aprovem e nem deem suporte a esta situação, pois ninguém é obrigado a apoiar o que desaprova.

  • “Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos, que ordenaste por intermédio dos teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir é terra imunda pela imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram de uma extremidade à outra. Por isso, não dareis as vossas filhas a seus filhos, e suas filhas não tomareis para os vossos filhos, e jamais procurareis a paz e o bem desses povos; para que sejais fortes, e comais o melhor da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos, para sempre. Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniquidades e ainda nos deste este restante que escapou,” (Ed 9:10-13 RA)

          Se caminhar com quem está sob o senhorio do Senhor apresenta dificuldades, imagine com que serve a outro senhor. Se você achar-se sábio aos próprios olhos, é sem dúvida, um sério candidato a terminar como Salomão, servindo aos deuses pagãos e perdendo a aprovação e bênção de Deus.  Ou como Sansão que não ouviu os pais e perdeu a visão e terminou como escravo. Porém, a escolha é sua! O alerta está dado.

  • “Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor. Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do SENHOR, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o SENHOR lhe ordenara. Por isso, disse o SENHOR a Salomão: Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo.” (1Rs 11:1-11 RA)
  • “Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado.” (Jz 14:1-3 RA)
  • “Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.” (Jz 16:18-21 RA)

          Lembre-se que uma casa dividida jamais prosperará e ninguém pode servir a dois senhores:

  • “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.” (Mc 3:24-25 RA)
  • “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro...” (Mt 6:24 a

         Ps.: Caso você esteja casado com alguém que ainda não serve ao Senhor, o que lhe resta agora é ter paciência, dar bom testemunho, procurar evangelizar essa pessoa e pedir que o Espírito Santo gere o novo nascimento.

  • “Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher. Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos.” (1Co 7:10-14 RA)


 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.