11 de jan. de 2026

Gálatas 3. Tema: Propósito da Lei de Moisés.

  •  “Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” (Gl 3:23-25 RA)

           Descobrir os propósitos nos ajuda a entender as razões de ser e existir de tudo e de todos, logo, saber a razão de Deus ter estabelecido a Lei (10 mandamentos) nos ajudará a ter uma fé mais sóbria e próspera.

           Os 10 mandamentos foram revelados por Deus a Moisés quando estava no monte por 40 dias. Através do decálogo (10 mandamentos), o Senhor norteou a fé dos hebreus tanto em relação a quem eram, quanto ao que deveriam fazer, visto que, tinham vivido por muitos anos junto a um povo politeísta (creem em vários deuses) com práticas abomináveis aos olhos do Senhor.

           A Lei que nos foi entregue através de Moisés, tanto denunciava o que era reprovável aos olhos do Senhor, como direcionava os hebreus a saberem como ser e proceder, contudo, havia um grande entrave, a natureza pecaminosa do homem, que o tornava incapaz de cumprir os 10 mandamentos em plenitude.

           Devido a incapacidade de cumprir a Lei, os hebreus teriam que buscar em Deus a solução para esta situação que só viria através do Messias, do Cristo, Daquele que, como homem cumpriria a Lei do Senhor, e assim, viabilizaria a salvação de todos que Nele cressem.

           Considerando que o homem é essencialmente pecador, a Lei tem como objetivo principal revelar que estamos perdidos e temos como única e exclusiva oportunidade de salvação depositarmos nossa fé na obra vicária de Jesus Cristo, o Messias, o Salvador e Santificador de nossas vidas. Desta feita, a Lei serviu como “AIO” (ESCRAVO QUE CONDUZIA A CRIANÇA ATÉ PODER SER QUEM DEVERIA), conduzindo-nos a Jesus. 

           Sem Jesus Cristo não há salvação, pois só Ele conseguiu cumprir toda a Lei (cerimonial e moral). Só através Dele conseguimos chegar a Deus, pois Sua vida e morte atenderam a todas as exigências legais, viabilizando a salvação humana, não por obras, mas pela graça, mediante a fé naquilo que foi feito na cruz do calvário.

           Diante destas verdades, descobrimos que o propósito primeiro da Lei é conduzir o homem a Jesus Cristo, recebendo-O como único e suficiente salvador e santificador. Sem a Lei não descobriríamos que somos pecadores e sem Jesus não seríamos salvos do rigor da Lei. “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” (Rm 10:4 RA)

  • “Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Rm 3:21-26 RA)
  •  “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4:11-12 RA)
  • “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:22-23 RA)
  • “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo,  — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:4-9 RA)
  • “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5:1-2 RA)
  • “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rm 8:1-4 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.