16 de mar. de 2025

O tempo de Deus

  •  Introdução: Lidar com o tempo é um desafio e precisamos da ajuda do Senhor para sermos bem sucedidos. Além de existirem os muitos tempos citados em Eclesiastes 3: 1-8, precisamos entender que existe um tempo chamado TEMPO DE DEUS.
      1.  O que seria o TEMPO DE DEUS? É o momento de Deus para as coisas acontecerem. É o momento por Ele reservado e preparado para que o deve acontecer aconteça.

·         “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Ec 3:11 RA)

        2. A Bíblia chama o TEMPO DE DEUS de PLENITUDE DO TEMPO,  TEMPO DETERMINADO, TEMPO OPORTUNO, TEMPO CUMPRIDO, isto é, quando tudo está preparado, organizado, ajustado para que as coisas aconteçam em nós, através de nós e para nosso bem.

  • “Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara.” (Gn 21:2 RA)
  • “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,” (1Pe 5:6 RA)
  • “ O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.” (Mc 1:15 RA)

       3. Precisamos esperar o tempo se completar, para que tudo aconteça:

  •       “Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles.” (Lc 21:24 RA)

 4.      Jesus e a plenitude dos tempos: Jesus nasceu na plenitude do tempo, isto é, quando tudo estava pronto: Um Império mundial, uma língua utilizada prioritariamente (grego), as estradas estavam pavimentadas, etc.

  •       “Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gl 4:3-5 RA)
  •        “Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.” (Hb 9:26 RA)
  •       “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.” (At 3:19-21 RA)
  •       “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;” (At 1:7 RA) 
  •       “conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1Pe 1:20 RA)

            5.  Como esperar o tempo do Senhor?

  •       Com fé e paciência: “Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.” (Hb 6:11-12 RA)
  •       Fundamentados nas escrituras: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm 15:4 RA)
  •       Portando-nos com temor ao Senhor: “Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus.” (1Pe 1:17-21 RA)
  •       Tendo discernimento: “Zadoque, sendo ainda jovem, homem valente, trouxe vinte e dois príncipes de sua casa paterna; dos filhos de Benjamim, irmãos de Saul, vieram três mil; porque até então havia ainda muitos deles que eram pela casa de Saul; dos filhos de Efraim, vinte mil e oitocentos homens valentes e de renome em casa de seus pais; da meia tribo de Manassés, dezoito mil, que foram apontados nominalmente para vir a fazer rei a Davi; dos filhos de Issacar, conhecedores da época, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos chefes e todos os seus irmãos sob suas ordens;” (1Cr 12:28-32 RA)
  •       Esperando somente em Deus:Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” (Sl 62:5 RA) “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42:11 RA) “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.” (Sl 27:14 RA)
  •       Seguindo a vida: “Espera no SENHOR, segue o seu caminho, e ele te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados.” (Sl 37:34 RA)
  •       Em silêncio: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.” (Sl 62:1 RA)
  •       Descansa Nele:Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prosperando em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” (Sl 37:7 RA)
 Conclusão:

  •        “Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus? Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40:27-31 RA)
  •       Chegará o TEMPO DE DEUS, A PLENITUDE DO TEMPO,  TEMPO DETERMINADO, TEMPO OPORTUNO, O TEMPO SERÁ CUMPRIDO, e tudo mudará.
  •       Você e eu olharemos para o sofrimento como águas passadas: “Assim diz o SENHOR, o que outrora preparou um caminho no mar e nas águas impetuosas, uma vereda; o que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força — jazem juntamente lá e jamais se levantarão; estão extintos, apagados como uma torcida. Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido, ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.” (Is 43:16-21 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.