- “Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Como te esqueceste de mim e me viraste as costas, também carregarás com a tua luxúria e as tuas devassidões.” (Ez 23:35 RA)
Ezequiel 23 é um texto muito denso, pois o Senhor compara Samaria e Jerusalém a duas prostitutas devassas, isto é, que iam ao extremo em suas práticas imorais. Diante destas realidades é anunciado o juízo com severidade proporcional aos pecados cometidos e cabe ao profeta anunciá-lo.
Samaria
(Oolá) e Jerusalém (Oolibá), adotaram este pecaminoso padrão de vida por terem se afastado de Deus e Dele terem esquecido, pois longe Dele não há vida, santidade, piedade, moral, nem
eternidade.
O abandono da fé não acontece repentinamente, vai acontecendo passo a passo até que percamos o Senhor de vista, também podemos compará-lo ao esfriar de uma água que outrora fervia e aos poucos se torna morna e por fim esfria, por isso o cuidado precisa ser diuturno.
Quando deixamos
o Senhor além de nos aproximarmos do mundo, do pecado e do diabo, provocamos a ira e o juízo do Eterno e por isso amargaremos as terríveis consequências
de nossas escolhas:
- “Mas, engordando-se o meu amado, deu coices; engordou-se, engrossou-se, ficou nédio e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação. Com deuses estranhos o provocaram a zelos, com abominações o irritaram. Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais. Olvidaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Deus que te deu o ser. Viu isto o SENHOR e os desprezou, por causa da provocação de seus filhos e suas filhas; e disse: Esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são raça de perversidade, filhos em quem não há lealdade. A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com seus ídolos me provocaram à ira; portanto, eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo; com louca nação os despertarei à ira. Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno, consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes. Amontoarei males sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles. Consumidos serão pela fome, devorados pela febre e peste violenta; e contra eles enviarei dentes de feras e ardente peçonha de serpentes do pó. Fora devastará a espada, em casa, o pavor, tanto ao jovem como à virgem, tanto à criança de peito como ao homem encanecido.” (Dt 32:15-25 RA)
Tenha
cuidado, pois lembramos de estudar, ir para a academia, pagar as contas ou cobrar
quem nos deve, da consulta médica, das provas da faculdade, da viagem
que marcamos e esquecemos da devocional
diária, da leitura bíblica, da oração, da obediência nas pequenas e grandes coisas, enfim, daquilo que é para Deus e se assim continuarmos nessa progressão terminaremos perdendo Ele de vista e Dele esquecendo.
Para que evitemos os terríveis
males advindos pelo esfriamento e apostasia, devemos seguir os conselhos da
Palavra de Deus, pois se permanecermos fiéis a Ele,
até em nossa velhice desfrutaremos de Suas bênçãos. Peça ao Senhor a graça diária
de perseverar em Seus caminhos e Dele nunca se afaste, pois se assim fizer, chegará ao ponto de não mais vê-Lo e terminará esquecendo-O.
- “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lc 9:23 RA)
- “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;” (Ec 12:1 RA)
- “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” (Sl 92:12-15 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.