30 de mar. de 2025

Ezequiel 28. Tema: Os dois mundos se misturam.

  •  “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás.” (Ez 28:11-19 RA)

           O mundo natural e o sobrenatural coexistem e se influenciam, positiva ou negativamente. Em alguns momentos, o sobrenatural ativa o natural, em outros, o natural ativa o sobrenatural, essa dinâmica produz a História e as histórias, logo, devemos estar atentos.

           O rei de Tiro era alguém tão vaidoso e soberbo que é por Deus comparado a lúcifer (anjo portador de luz) antes da queda. A altivez de ambos era tão elevada que suas posturas provocaram a santidade e a ira de Deus e por isso foram punidos. O rei de Tiro naufragou em seus comércios e lúcifer foi expulso do céu, tornando-se satanás.

           Precisamos estar atentos (vigiar) e orar (nos mantermos em comunhão com Deus) para discernirmos os movimentos naturais e sobrenaturais que envolvem nossa vida e o contexto que estamos inseridos, para que não caiamos em tentação e nem sejamos enlaçados pelo mal que por vezes está disfarçado de bem. Mas, também, devemos entender que existem ações divinas e angelicais promovendo benesses para quem estiver com Deus.

           Busque estar atento !!! Não ignore quem não lhe ignora!! Pois Deus e o diabo existem, assim como anjos e demônios. Também observe os movimentos humanos, pois da mesma maneira que você ora, jejua e trabalha para o bem, existem aqueles que fazem o mesmo para o mal. Vigie e ore para que não entre em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

           Lembre dos alertas divinos para que siga bem em sua jornada de fé  e tenha cuidado com o sucesso e a vaidade, pois antecedem a ruína e a queda:

  • “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:2 RA)
  • “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA)
  • “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” (Pv 29:23 RA)
  • “Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia.” (Is 2:11 RA)
  • “A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia.” (Is 2:17 RA)
  • “Mas, se me não ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, a ponto de não cumprir todos os meus mandamentos, e violardes a minha aliança, então, eu vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que fazem desaparecer o lustre dos olhos e definhar a vida; e semeareis debalde a vossa semente, porque os vossos inimigos a comerão. Voltar-me-ei contra vós outros, e sereis feridos diante de vossos inimigos; os que vos aborrecerem assenhorear-se-ão de vós e fugireis, sem ninguém vos perseguir. Se ainda assim com isto não me ouvirdes, tornarei a castigar-vos sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Quebrantarei a soberba da vossa força e vos farei que os céus sejam como ferro e a vossa terra, como bronze. Debalde se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua messe, e as árvores da terra não darão o seu fruto. E, se andardes contrariamente para comigo e não me quiserdes ouvir, trarei sobre vós pragas sete vezes mais, segundo os vossos pecados. Porque enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e acabarão com o vosso gado, e vos reduzirão a poucos; e os vossos caminhos se tornarão desertos. Se ainda com isto não vos corrigirdes para volverdes a mim, porém andardes contrariamente comigo, eu também serei contrário a vós outros e eu mesmo vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Trarei sobre vós a espada vingadora da minha aliança; e, então, quando vos ajuntardes nas vossas cidades, enviarei a peste para o meio de vós, e sereis entregues na mão do inimigo. Quando eu vos tirar o sustento do pão, dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno e vo-lo entregarão por peso; comereis, porém não vos fartareis. Se ainda com isto me não ouvirdes e andardes contrariamente comigo, eu também, com furor, serei contrário a vós outros e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas. Destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol, e lançarei o vosso cadáver sobre o cadáver dos vossos deuses; a minha alma se aborrecerá de vós. Reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não aspirarei o vosso aroma agradável. Assolarei a terra, e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem. Espalhar-vos-ei por entre as nações e desembainharei a espada atrás de vós; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas.” (Lv 26:14-33 RA)

         Ore como o salmista: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.” (Sl 19:13 RA)

 

           

             

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.