19 de mar. de 2025

Ezequiel 17. Tema: Falando por enigmas e parábolas.

  •  “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, propõe um enigma e usa de uma parábola para com a casa de Israel;” (Ez 17:1-2 RA)

           As vezes estamos desejosos de ouvir uma orientação divina e esperamos que isso aconteça de forma clara e objetiva, mas nem sempre é assim, pois o Senhor pode usar enigmas e parábolas para que possamos refletir e chegar a compreensão do que deseja nos comunicar.

          O Senhor também usa sonhos, visões, sentimentos, eventos da natureza, conduta dos animais, para que percebamos princípios a serem seguidos, mas sempre buscando nos levar a uma compreensão, reflexão e aplicação dos princípios que distinguem o Reino dos outros reinos.

           Outra razão para o Senhor falar por parábolas e enigmas é que tem assuntos que Ele deseja que apenas seus servos entendam.

  • “Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.” (Mt 13:10-11 RA)
  • “Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.” (Lc 8:10 RA)

          Esteja atento as diversas maneiras que Deus usa pra falar com você, porém tenha a Bíblia como cânon (régua de medir) todas as possíveis interpretações e aplicações, pois só ela é inspirada pelo Espírito Santo. 

  • “Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.” (Pv 1:1-6 RA)
  • “Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais,” (Sl 78:1-3 RA)
  • “Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, a quem o rei pusera o nome de Beltessazar; chame-se, pois, a Daniel, e ele dará a interpretação.” (Dn 5:11-12 RA)
  • “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Sl 19:1 RA)
  • “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.” (Pv 6:6 RA)
  • “Há quatro coisas mui pequenas na terra que, porém, são mais sábias que os sábios: as formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida; os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nas rochas; os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos; o geco, que se apanha com as mãos; contudo, está nos palácios dos reis.” (Pv 30:24-28 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.