7 de mar. de 2025

Ezequiel 5. Tema: Piores do que os de fora.

  •  “Assim diz o SENHOR Deus: Esta é Jerusalém; pu-la no meio das nações e terras que estão ao redor dela. Ela, porém, se rebelou contra os meus juízos, praticando o mal mais do que as nações e transgredindo os meus estatutos mais do que as terras que estão ao redor dela; porque rejeitaram os meus juízos e não andaram nos meus estatutos. Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Porque sois mais rebeldes do que as nações que estão ao vosso redor e não tendes andado nos meus estatutos, nem cumprido os meus juízos, nem procedido segundo os direitos das nações ao redor de vós, por isso, assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu, eu mesmo, estou contra ti; e executarei juízos no meio de ti, à vista das nações. Farei contigo o que nunca fiz e o que jamais farei, por causa de todas as tuas abominações.” (Ez 5:5-9 RA)

          É maravilhoso sabermos que fomos escolhidos em Cristo Jesus para “carregarmos” a glória de Deus e sermos instrumentos de salvação para outros, por isso recebemos títulos que nos destacam entre os outros povos e passamos a ser chamados de filhos de Deus, salvos, santos, eleitos, escolhidos, raça eleita, sacerdócio real, nação santa, propriedade exclusiva, etc.

          Contudo, faz-se necessário entendermos que todos os privilégios que nos são concedidos em Cristo Jesus, trazem consigo responsabilidades proporcionais e requererão posturas correspondentes, caso contrário, desonraremos o nome Daquele que tanto nos honra.

          A geração de Ezequiel, Isaías, Jeremias, Daniel estava desalinhada, dessincronizada, desarraigada do propósito divino, vivendo de forma mais pecaminosa do que os povos que não tinham vínculos com o Senhor. Estas posturas irritaram profundamente o Eterno, despertando juízo.

          Será que você está correspondendo ao que foi feito em sua vida? Não podemos entristecer o Espírito Santo, pois isso provocará Sua ira e a semelhança da geração de Ezequiel, amargaremos as consequências.

           A Palavra de Deus nos exorta continuamente a vivermos de modo digno da vocação que fomos chamados, pois está escrito:

  • “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;” (Ef 4:1-3 RA)
  • Vivei, {Vivei; no original, portai-vos como cidadãos } acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” (Fp 1:27 RA)
  • “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;” (Cl 1:9-10 RA)
  • “E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1Ts 2:11-12 RA)

            Não podemos fazer como os Coríntios que enquanto se achavam santos, permitiam comportamento tão pecaminosos que eram reprovados até pelos profanos e por isso também foram punidos:

  • “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai. E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou? Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1Co 5:1-6 RA)

           Lembre-se!!! Se vivermos no pecado depois dele termos sido salvos, sofreremos os devidos reveses, visto que sujaremos os santos nomes do Senhor e do Evangelho, além de sermos pedra de tropeço para muitos, restando-nos apenas uma expectação horrível de juízo nos espera:

  • “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:26-31 RA)

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.