13 de nov. de 2024

Isaías 14. Tema: Chegará o descanso!!

  •  “No dia em que Deus vier a dar-te descanso do teu trabalho, das tuas angústias e da dura servidão com que te fizeram servir, então, proferirás este motejo contra o rei da Babilônia e dirás: Como cessou o opressor! Como acabou a tirania! Quebrou o SENHOR a vara dos perversos e o cetro dos dominadores, que feriam os povos com furor, com golpes incessantes, e com ira dominavam as nações, com perseguição irreprimível. Já agora descansa e está sossegada toda a terra. Todos exultam de júbilo.” (Is 14:3-7 RA)

 

           As vezes estamos cansados de tantas lutas, embates e debates, visto que consomem nossas energias, geram desgastes, ansiedades e desejos de parar. Parece que os conflitos não acabam, pois vão se sucedendo, levando-nos a um estresse capaz de nos fazer agir e reagir como “neuróticos de guerra”, vendo inimigos e ameaças em todos os lugares.

           Diante deste contexto de tantas inquietações,  faz-se necessário lembrarmos as promessas de Deus a respeito de nos conceder paz e proteção, pois a calmaria começa dentro da gente e não no ambiente que estamos inseridos.

           O Espírito Santo, através de Isaías, promete a Israel que chegará o dia que o vento mudaria, as circunstâncias seriam outras, pois os opressores seriam oprimidos e haveria descanso do trabalho, das angústias e da dura servidão.

           Precisamos entender e crer que as promessas de paz também são para nós e determinadas guerras um dia sessarão e descansaremos em Deus. Confie no Senhor, espere Nele, pois em Jesus encontramos a paz que tanto necessitamos e almejamos em nossa alma.

           Confie que está chegando o dia que o Deus das guerras, nos colocará e conservará em perfeita paz. Trocaremos as espadas por bandeiras brancas, pois todos nossos inimigos estarão debaixo dos nossos pés e reinamos com o Senhor para sempre.

  • “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.” (Rm 16:20 RA)
  • “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27 RA)
  • “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33 RA)
  • “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo 20:19 RA)
  • “Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!” (Lc 24:36 RA)

12 de nov. de 2024

Isaías 13. Tema: O mal será punido terrivelmente!

 ·    “Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores.” (Is 13:9 RA)

           O Dia do Senhor será um momento muito tenso para todos que ignoraram e zombaram do Eterno, pois trará a manifestação do juízo aos desobedientes que optaram por proceder deliberadamente fora dos padrões divinos e até tripudiaram da piedade e santidade como padrões de vida a serem seguidos.

     Isaías profetiza sobre a Babilônia e avisa que os Medos (nação) executarão o castigo de Deus sobre a nação impenitente, que esbravejava contra o Santo e Todo Poderoso, protetor e Senhor de Israel.

     O mal nunca triunfará, embora em alguns momentos esteja em evidência. O que acontece é que muitas vezes está sendo usado como vara de disciplina para trazer os filhos de Deus ao prumo e alinhamento com a vontade do Eterno. Após cumprir sua missão, será punido devido a sua arrogância.

     Não pense que a perversidade está livre para fazer o que deseja, pois Jesus já despojou todo principado e potestade, triunfando deles na cruz. O Senhor tem as  chaves da morte de inferno e na hora certa demonstrará Seu poder.

  • “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2:13-15 RA)
  • “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Ap 3:7-8 RA)

     Confie no Senhor! O Egito, a Babilônia, a Assíria, Roma e todos os grandes impérios da história tiveram que se dobrar perante o pequeno Israel, pois o Grande e Poderoso é quem governa a história. O inimigo não prevalecerá contra você!!! O Inimigo vai pagar pelo que fez, tem feito e fará. Ele terá que enfrentar o grande e terrível dia da sua punição e você estará livre e triunfante, pois o Senhor é contigo.

     Por isso:

  • “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lc 12:31-32 RA)
  • “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.” (1Pe 4:12-16 RA)

 

 

 

 

 

 

10 de nov. de 2024

Isaías 12. Tema: Dia da manifestação, dia de gratidão.

  •  “Orarás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.” (Is 12:1-6 RA)

 

          O dia da manifestação plena do Messias trará consigo muitos eventos e fenômenos entre os povos e nações, mas também, gerará no povo de Deus uma sensação de gratidão, confissões de fé, alegria, louvores, exultação e júbilo, pois o Senhor estará entre nós plenamente e nós plenamente com Ele.

          Precisamos esperar o Dia do Senhor como a noiva espera o dia do casamento, cheios de expectativas, pois será a culminância da nossa fé, a confirmação do nosso testemunho, a concretização da nossa confissão.

          Prepare-se! Empolgue-se! Seja preenchido pelo Espírito Santo até que esse Dia chegue. Crucifique a carne,  santifique-se, consolide a fé, cante louvores, aprofunde as  orações, estreite os relacionamentos, testemunhe sua confiança, pois viveremos em plenitude o que nos foi prometido e pela fé esperamos.

          Tenha um coração grato e uma boca cheia de louvores, para celebrar as grandiosas  maravilhas do Senhor, pois celebraremos o que fez em nós e por nós.

Isaías 11. Tema: História e eternidade se misturam.

  •  “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. Deleitar-se-á no temor do SENHOR; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.” (Is 11:1-5 RA)

          O capítulo 11 de Isaías nos traz uma revelação de como o Messias (Jesus) se revelará histórica e eternamente, assim como os impactos do seu governo nestas dimensões coexistentes, pois vão além do tempo e espaço.

          A compreensão das características do Messias (Jesus) e do Seu governo, devem nos conduzir à fé de que nada foge do controle divino, por isso devemos caminhar em segurança, até mesmo quando não houver paz.

         Esta profecia messiânica vem se cumprindo desde o nascimento de Jesus e se plenificará no milênio e na eternidade, por isso, perseveremos na jornada de fé, conhecendo cada dia mais Aquele que a tudo preenche.

  • “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas, sendo glorificado por todos. Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.” (Lc 4:14-21 RA)

 

 

 

 

9 de nov. de 2024

Isaías 10. Tema: Após usada a vara será quebrada.

  • “Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor.” (Is 10:5 RA)
  • “Por isso, acontecerá que, havendo o Senhor acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então, castigará a arrogância do coração do rei da Assíria e a desmedida altivez dos seus olhos;” (Is 10:12 RA)

          O Senhor usa quem quer, quando quer, para aquilo que deseja executar. Até os inimigos podem ser usados para trazerem disciplina ao povo do Senhor, mas depois que a disciplina for aplicada a vara será quebrada.

          A Assíria foi usada como vara  de disciplina, por amor a Israel, mas depois que cumpriu sua missão foi quebrada, pois era apenas um instrumento de correção.

          Existem pessoas que pensam que tem poder e estão no controle de situações contra o povo de Deus, mas na verdade são apenas varas que depois de serem usadas serão quebradas.

          Procure aprender o que Deus quer lhe ensinar através de “Suas varas”. Aceite as disciplinas, as correções, os conselhos, pois o Senhor lhe ama e está tratando com você. Quanto a você que está sendo usado por Deus não se glorie, pois as situações podem se reverter contra você.

  • “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.” (Gl 6:1-3 RA)
  • “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Pv 29:15 RA)
  •  “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.” (Pv 15:32 RA)

 

 

 

 

8 de nov. de 2024

Isaías 9. Tema: Quando a luz resplandece, as trevas desaparecem.

  • “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.” (Is 9:1-2 RA)

          Uma das maneiras de Deus revela sua grandeza e poder é através das mudanças que realiza em pessoas e contextos, pois, deixa claro o que pode fazer em pessoas e lugares outrora ignorados, minimizados, envergonhados e desprezados.

          As terras de Zebulom e Naftali que eram desprezíveis, foram transformadas em lugares gloriosos, devido a manifestação da luz divina, passando a ocupar posição de destaque principalmente através de Jesus Cristo.

          Assim o Senhor faz, testemunhando para todos como histórias podem ser mudadas e usadas para a Sua glória. O começo simples, ou até, desprezível, pode ser o palco da manifestação do amor e grandeza do Eterno. Por isso, encha seu coração de expectativas e fé. 

         O que hoje é nada, amanhã pode ser tudo. O que dorme em trevas, pode amanhecer em luz. O que é lugar de vergonha, pode ser de dupla honra. Por isso, continue crendo em Deus, pois exalta o abatido e faz o que está no pó, amanhã assentar-se entre os príncipes do Seu povo.

7 de nov. de 2024

Isaías 8. Tema: Cuidado com o que despreza.

  •  “Em vista de este povo ter desprezado as águas de Siloé, que correm brandamente, e se estar derretendo de medo diante de Rezim e do filho de Remalias, eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do Eufrates, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; águas que encherão o leito dos rios e transbordarão por todas as suas ribanceiras.” (Is 8:6-7 RA)

           Nem sempre damos o devido valor aqueles e aquilo que o Senhor coloca em nossas vidas, como consequência, não desfrutamos, perdemos e futuramente nos lamentaremos, pois tudo que não valorizamos irá para quem lhe dê o devido valor.

           O Senhor usa o exemplo das águas de Siloé que corriam brandamente em Jerusalém e não eram valorizadas, como consequência os que não eram judeus iriam tomar posse desta fonte e desfrutariam deste privilégio.

           Quando pensamos em Jesus, vemos algo semelhante acontecendo, pois “veio para os que eram seus e estes não o receberam” por isso, os gentios foram beneficiados.

  • “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1:11-13 RA)

Faça uma análise de quantas pessoas, oportunidades e coisas preciosas passaram por sua vida e hoje você lamenta por não ter discernido e nem valorizado adequadamente e hoje outros desfrutam do que era seu.

          Não espere perder para poder reconhecer! Pessoas, oportunidades e coisas não ficarão lhe esperando, elas irão embora e encontrarão quem lhes dê o devido valor. Depois só restará culpa, remorso e lamento, mas de nada adiantará.

          Peça a Deus discernimento e saiba honrar, valorizar, desfrutar daqueles e aquilo que a sua vida chegar, pois o Senhor investe em nossas vidas de maneira que possamos bem passar.

6 de nov. de 2024

Isaías 7. Tema: Acalme o coração, Deus governa a situação.

  •  “Deu-se aviso à casa de Davi: A Síria está aliada com Efraim. Então, ficou agitado o coração de Acaz e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque com o vento.” (Is 7:2 RA)
  • Disse o SENHOR a Isaías: Agora, sai tu com teu filho, que se chama Um-Resto-Volverá, ao encontro de Acaz, que está na outra extremidade do aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavadeiro, 4  e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias... Assim diz o SENHOR Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá.” (Is 7:3,4, 7 RA)

          Ameaças, afrontas e juramentos vindos de inimigos tem o poder de nos desestabilizar e amedrontar, principalmente quando estamos em desvantagem. Nessas horas precisamos que alguém enviado por Deus nos acalme, fazendo-nos lembrar que o Senhor está no controle e agirá em favor de quem Nele espera.

          O rei Acaz se viu em situação difícil ao saber da aliança montada contra Jerusalém por Efraim (descendentes de José) e pela Síria, pois se via em desvantagem humana, porém o Senhor estava do seu lado e deixou claro que o inimigo não obteria êxito.

          Você se sente ameaçado por alguém? Palavras de afronta tem sido proferidas contra você? Tenha calma e confie no Senhor, pois é soberano e protegerá sua vida. Entrará com provisão, lhe guardará e dará o privilégio de ver os ameaçadores derrotados, pois serão fustigados pela vara da disciplina, destinada às costas de quem é rebelde e ignora quem é o Senhor.

          Ouça a voz do Senhor! Leia sua Palavra! Creia Naquele que lhe salvou e tem lhe santificado, pois vela por você dia e noite, não apenas para lhe proteger, mas também lhe conceder o privilégio de ver “o feitiço virar contra o feiticeiro”, a maldade caindo sobre os maus como um tacho de óleo quente derramando sobre quem o esquenta.

          Deus é e proverá livramento! Não tema as palavras de afronta! Apenas se mantenha sob a poderosa mão de Deus e em tempo oportuno se manifestará  e todos verão a diferença entre quem serve e quem não serve o Senhor. Deus te abençoe!!!

  • “Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. 17  Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. 18  Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” (Ml 3:16-18 RA)

 

 

 

5 de nov. de 2024

Isaías 6. Tema: Não espere sofrer para aprender obedecer.

  •  “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.” (Is 6:1 RA)

           Existem situações que servem como chaves para abrir portais em nossas vidas. Algumas são trágicas como mortes, divórcios, perdas, falências, pecados, doenças, outras são gloriosos como viagens, conversas, nascimentos, casamentos, convites, sonhos, compreensões de textos bíblicos, etc.

           Isaías se deparou com uma situação trágica que serviu para abrir seus olhos espirituais e transformar sua vida e ministério, a morte do rei Uzias. Mas quem foi Uzias? Este rei é mais um dos exemplos bíblicos de alguém que começou bem e terminou mal. Infelizmente, Uzias deixou que o sucesso tomasse conta de sua mente e ultrapassou os limites ministeriais, por isso foi castigado por Deus e morreu leproso. Para entender esta história leia 2 Crônicas 26.

  • “Ele fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai.” (2Cr 26:4 RA)
  •  “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.” (2Cr 26:16 RA)
  •  “Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.” (2Cr 26:21 RA)

          A morte de Uzias impactou o profeta Isaías tão profundamente que neste contexto teve uma experiência com Deus que mudou sua vida e ministério:

  • “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.” (Is 6:1 RA)
  •  “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Is 6:5 RA)
  •  “Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.” (Is 6:9 RA)

          As vezes tem que ser assim!! Algo doloroso precisa acontecer para que mudanças ocorram em nosso ser. Não espere algo trágico, denso e tenso com alguém, ou consigo para buscar ao Senhor e descobrir que Ele é Santo e você um pecador. Antecipe-se, quebrante-se, busque-O enquanto é possível achar, invoque-O enquanto está perto, pois ainda que a dor passe as cicatrizes ficam.

          Isaías teve chance de mudar vendo o que aconteceu com o rei, já Uzias pagou com a própria vida. Não espere as aulas mais difíceis para tentar tirar as melhores notas, aproveite as simples oportunidades e não as adversidades, pois obedecer dói, mas desobedecer dói mais ainda !!!

 

 

 

 

3 de nov. de 2024

Isaías 5. Tema: Não correspondeu? Perdeu!!!

  •  “Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo. Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas. Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas? Agora, pois, vos farei saber o que pretendo fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que a vinha sirva de pasto; derribarei o seu muro, para que seja pisada; torná-la-ei em deserto. Não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos; às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.” (Is 5:1-6 RA)

          Todo investimento é revestido de expectativas. Quem planta quer colher. Quem contrata quer trabalho satisfatório. Quem investe quer lucro. Quem ensina deseja ver o aprendizado. Ao salvar o homem Deus espera frutos de justiça.

          O Senhor escolheu Israel para ser abençoado e abençoar todas as famílias da terra. Em tempo de despertamento e avivamento espiritual houve correspondência a esta escolha, porém nos tempos de decadência, fracasso.

          Deus nos salvou de propósito e com propósitos, quando isto não acontece o Senhor nos chama ao arrependimento, oferece chances, contudo, se não houver mudanças, só nos resta a justiça e o juízo.

         Não perca o que Deus lhe deu por negligência, descaso, procrastinação! Valorize o que foi feito por você, assim como todos os investimentos a sua vida destinados, caso contrário, outros receberão, desfrutarão e serão colocados em seu lugar e verá de longe o que poderia ter perto. Vigie!!

  • “Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 25:24-30 RA)
  • “Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.” (Mt 21:43 RA)

 

 

 

 

Isaías 4. Tema: vaidade substituída por trivialidades.

  •  “Naquele dia, o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos. Será que os restantes de Sião e os que ficarem em Jerusalém serão chamados santos; todos os que estão inscritos em Jerusalém, para a vida,” (Is 4:2-3 RA)

          Após destacar a maneira vaidosa e fútil que as mulheres de Jerusalém procediam (cap 3), onde os adereços eram mais importantes do que a essência e o caráter, o Senhor traz um alerta através de Isaías e avisa que haverá uma mudança de posturas devido ao cativeiro que seria enfrentado, gerando uma reconsideração de valores e propósitos e aqueles que permanecessem em Jerusalém seriam vistos como privilegiados, mesmo diante de enorme escassez.

           Às vezes, situações difíceis são necessárias para que “baixemos a bola” e reconheçamos que precisamos reconsiderar e ressignificar a vida. Essas circunstâncias são dolorosas e capazes de nos levar a “colocar a cara no pó, ao invés de colocarmos pó na cara”.

           Quem não se dobra diante de uma doença, uma falência, uma traição, uma queda em pecado, uma demissão inesperada, uma derrota onde costumeiramente ocorriam vitórias?

           O Senhor nos ama tanto que não nos deixa permanecer no pecado da vaidade, do orgulho e soberba. Ele quer nos manter sóbrios, ainda que para isso nos permita sofrer. Pois é melhor sofrermos com uma humilhação momentânea do que eternamente, visto que resiste aos soberbos.

            Veja as situações difíceis da vida como maneiras divinas de lhe ajudar a ser humilde, quebrantado e sóbrio, pois "quando não aprendemos pelo amor, somos ensinados pela dor."

  • “Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo.” (Pv 20:30 RA)
  • “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.” (Pv 27:6 RA)
  • “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes... eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.” (2Tm 3:1-5,9 RA)
  • “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.” (2Co 12:7 RA)
  • “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 RA)

2 de nov. de 2024

Isaías 3. Tema: Abandono por ter abandonado.

  •  “Porque Jerusalém está arruinada, e Judá, caída; porquanto a sua língua e as suas obras são contra o SENHOR, para desafiarem a sua gloriosa presença.” (Is 3:8 RA)

            Os relatos da decadência de Jerusalém após as incursões babilônicas são estarrecedores, pois um caos se estabeleceu e a vergonha foi exposta a todos, mas tudo era consequência da apostasia (abandono e rebelião contra a fé outrora defendida).

  • “Porque eis que o Senhor, o SENHOR dos Exércitos, tira de Jerusalém e de Judá o sustento e o apoio, todo sustento de pão e todo sustento de água; o valente, o guerreiro e o juiz; o profeta, o adivinho e o ancião; o capitão de cinqüenta, o respeitável, o conselheiro, o hábil entre os artífices e o encantador perito. Dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles. Entre o povo, oprimem uns aos outros, cada um, ao seu próximo; o menino se atreverá contra o ancião, e o vil, contra o nobre. Quando alguém se chegar a seu irmão e lhe disser, na casa de seu pai: Tu tens roupa, sê nosso príncipe e toma sob teu governo esta ruína; naquele dia, levantará este a sua voz, dizendo: Não sou médico, não há pão em minha casa, nem veste alguma; não me ponhais por príncipe do povo.” (Is 3:1-7 RA)

            Quando conscientemente optamos por deixar o Senhor estamos cometendo um suicídio moral, ético e espiritual, por abandonarmos a fonte da vida e a nascente de todas as virtudes naturais e sobrenaturais. Foi exatamente isso que aconteceu com a Cidade do Grande Rei, pois foi à ruína.

            Guarde sua fé! Proteja-se! Pois podemos ir de um extremo para o outro, da bênção para a maldição, da vida para a morte, da salvação para a perdição. Se abandonarmos ao Senhor que é a fonte, teremos que cavar novos poços e não encontraremos água, pois Ele é o dono de todas as nascentes e fontes. Longe Dele quem sobreviverá.

  • “Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que, no Egito, fizera coisas portentosas, maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho. Tê-los-ia exterminado, como dissera, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse. Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra; antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do SENHOR. Então, lhes jurou, de mão erguida, que os havia de arrasar no deserto; e também derribaria entre as nações a sua descendência e os dispersaria por outras terras.” (Sl 106:21-27 RA)
  •  “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.” (Ap 3:3 RA)
  • “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Ap 3:11 RA)
  • “... Conserva-te a ti mesmo puro.” (1Tm 5:22 c)

 

 

 

 

 

1 de nov. de 2024

Isaías 2. Tema: O dia que a altivez será rebaixada.

        A altivez, a soberba e a arrogância, são pecados que nascem no coração do homem e levam-no a ver-se como um “deus”, capaz de determinar o certo e o errado, o bom e o ruim, o bem e o mal. Estas realidades envaidecem e enrijecem a cerviz, tornando-o indisposto para ouvir conselhos e receber a ajuda de Deus e de pessoas.

  • “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.” (Mc 7:21-23 RA)

        Devido a altivez de espírito, a soberba e a arrogância, pessoas serão abatidas, humilhadas e conduzidas por suas escolhas à ruína. Por isso, ore ao Senhor e peça para lhe livrar destes males que dominam muitas almas: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.” (Sl 19:13 RA)

        Busque ser humilde e quebrantado, pois estas virtudes lhe tornarão capaz de achegar-se a Deus e as pessoas que poderão lhe ajudar. Lembre-se que em Cristo Jesus sua natureza pecaminosa está crucificada e de maneira nenhuma deve sair desta condição, pois lhe afasta dos planos e propósitos divinos. “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” (Gl 5:24 RA)

        Israel, não ouviu o Espírito Santo através do profeta Isaías, por isso amargou muitas dores que poderiam ter sido evitadas e perdeu muitas bênçãos que poderiam ser desfrutadas. Torne-se semelhante a Jesus, pois só assim por Deus será exaltado.

  • “Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia.” (Is 2:11 RA)
  • “A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia.” (Is 2:17 RA)
  • “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” (Pv 16:18 RA)
  • “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” (Pv 29:23 RA)
  • “A soberba de Israel, abertamente, o acusa; Israel e Efraim cairão por causa da sua iniquidade, e Judá cairá juntamente com eles.” (Os 5:5 RA)
  • “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1Jo 2:16 RA)
  • “O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.” (Pv 15:33 RA)
  • “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3 RA)
  • ·         “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” (Cl 3:12 RA)