18 de ago. de 2025

Lucas 20. Tema: Nem toda pergunta realmente expressa uma dúvida.

  •  Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, juntamente com os anciãos, 2  e o arguiram nestes termos: Dize-nos: com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu esta autoridade?” (Lc 20:1-2 RA)
  • “ Observando-o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador. 21 Então, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade; 22 é lícito pagar tributo a César ou não?” (Lc 20:20-22 RA)
  • “ Chegando alguns dos saduceus, homens que dizem não haver ressurreição, 28 perguntaram-lhe: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém, sendo aquele casado e não deixando filhos, seu irmão deve casar com a viúva e suscitar descendência ao falecido. 29 Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou e morreu sem filhos; 30 o segundo e o terceiro também desposaram a viúva; 31 igualmente os sete não tiveram filhos e morreram. 32 Por fim, morreu também a mulher. 33 Esta mulher, pois, no dia da ressurreição, de qual deles será esposa? Porque os sete a desposaram.” (Lc 20:27-33 RA)

          Nem todas as perguntas que nos fazem realmente nascem de corações desejosos por aprender. Algumas pessoas apresentam questionamentos com o propósito de nos encurralar, envergonhar e até se projetar, por isso, precisamos estar atentos e pedir ao Senhor discernimento, sabedoria e coragem para responder ou não a estes indivíduos.

          Nosso Senhor era muito atento e quando pessoas maldosas faziam perguntas capiciosas, tentando derrubá-lo, ou descredibilizá-lo, Ele apresentava outras perguntas, que serviam para desmascarar seus interlocutores, pois conhecia a perversidade da natureza humana.

  • Respondeu-lhes: Também eu vos farei uma pergunta; dizei-me: 4  o batismo de João era dos céus ou dos homens? 5  Então, eles arrazoavam entre si: Se dissermos: do céu, ele dirá: Por que não acreditastes nele? 6  Mas, se dissermos: dos homens, o povo todo nos apedrejará; porque está convicto de ser João um profeta. 7  Por fim, responderam que não sabiam. 8  Então, Jesus lhes replicou: Pois nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.” (Lc 20:3-8 RA)

          Esteja atento!! Seja “simples como as pombas e prudentes como as serpentes”. Não pense que todos que lhe elogiam, presenteiam, ou fazem perguntas, estão querendo seu bem, ou demonstram reconhecimento e respeito. Alguns são verdadeiros lobos travestidos de ovelhas, demônios disfarçados de anjos, traidores maquiados de amigos.

  • Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. 16  E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens. 17  Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? 18  Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?” (Mt 22:15-18 RA)
  • “ Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 19  Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.” (Lc 18:18-19 RA)
  • E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.” (2Co 11:14-15 RA)

          Quando perceber que há malícia naqueles que fazem perguntas, presenteiam ou elogiam, fique atento, e se possível desmascare este indivíduo. Sinta-se tranquilo para não responder, ou confrontar os interlocutores, pois você não é obrigado a ceder às pressões e nem pisar em armadilhas que sabe onde estão armadas. Vigie e ore para não entrar em tentação!!! Assim terá uma vida mais tranquila e protegida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.