9 de out. de 2024

Eclesiastes 11. Tema: Quem se prende as circunstâncias não avança.

  • Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” (Ec 11:3-4 RA)

           A complexidade da vida envolve aspectos estáticos e dinâmicos, que podem ou não, ser alterados por nossas ações e reações. Desta feita, precisamos ter discernimento e sermos proativos, caso contrário,  ficaremos parados diante do que deveríamos nos mover, ou nos mover perante  o que era adequado ficarmos parados. Ações equivocadas geram resultados inapropriados, colocando em risco nossos avanços e até nossa existência.

           O Espírito Santo, através de Salomão, nos alerta sobre o risco de ficarmos presos a questões que  não dominamos como a  chuva e vento e terminarmos perdendo oportunidades e comprometendo o futuro como o semear e o colher.

           Não deixe que questões terceiras lhe bloqueiem. Evite ficar preso a aspectos ou fenômenos circunstanciais, haja proativamente, se mova enquanto é tempo e dá tempo, pois oportunidades passam e não proceder adequadamente pode lhe levar à pobreza, fracasso e frustração. “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.” (Ec 11:4 RA)

           Tenha fé em Deus, se mova por princípios e promessas, obedeça os processos, independentemente do clima, humor, sentimento e circunstâncias, afinal o “ O justo vive da fé”(Rm 1:17) e "A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11:1)

  • “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18  todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação. 19  O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. A o mestre de canto. Para instrumentos de cordas.” (Hc 3:17-19 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.