23 de out. de 2024

Daniel 5. Tema: Profecias e o tempo.

             Nossa compreensão de mundo e o contexto de nossa geração, contribuem para que vivamos inquietos, ansiosos e sejamos imediatistas, inclusive no que se refere a Deus e suas promessas e profecias.

            Como vivemos na geração do instantâneo, ignoramos o fator tempo entre as falas de Deus e a concretização dos fatos, por isso, as vezes estamos inquietos e alguns chegam até a duvidar daquilo que o Senhor falou, contudo, a Bíblia narra inúmeros fatos que agregam o fator tempo como determinante.

            Pare de sofrer querendo que o agir de Deus aconteça no seu tempo e não no Dele. Existem diversos aspectos que Ele conhece e nós ignoramos, tais como contexto, maturidade, processos e o Senhor a todos conhece. Uma coisa é certa, "Ele faz tudo formoso no Seu tempo" (Ec 3:11).

            A ansiedade, a precipitação e principalmente a dúvida e a incredulidade não ajudarão em nada. Aprenda a esperar no Senhor, pois tudo que prometeu, cumprirá.

            Algumas profecias e promessas se cumprem na hora, outras no mesmo dia, mas também existem aquelas que demoram anos, décadas, ou se cumprirão na próxima geração. O importante é que saibamos que nenhuma cairá por terra. Veja alguns exemplos, reflita e aplique ao seu viver:

  • Belsazar ( Mesmo dia a profecia se cumpriu): “Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, com cerca de sessenta e dois anos, se apoderou do reino.” (Dn 5:30-31 RA)
  • Nabucodonosor (1 ano para a profecia se cumprir):“Todas estas coisas sobrevieram ao rei Nabucodonosor. Ao cabo de doze meses, passeando sobre o palácio real da cidade de Babilônia, falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade? Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino. Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.” (Dn 4:28-33 RA)
  • Abraão (25 anos para a profecia se cumprir): “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” (Gn 12:1-4 RA) ...“Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho.” (Gn 21:5 RA)

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.