8 de out. de 2024

Eclesiastes 10. Tema: Fingimento e dissimulação.

  • Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.” (Ec 10:20 RA)
  • Fingimento é uma ação comum no comportamento humano, que envolve a simulação de sentimentos, emoções ou características que não são genuínas. É uma forma de representação ou atuação que pode ser utilizada para diversos fins, como obter vantagens pessoais, evitar conflitos ou impressionar os outros.( soescola.com)
  • Dissimulação pode ser entendida como uma forma de manipulação, onde a pessoa tenta enganar os outros sobre suas intenções reais. Pode envolver mentiras diretas, omissões de informações importantes ou até mesmo a simulação de emoções falsas.(significadosdepalavras.com)

          A dissimulação e o fingimento são práticas malignas e maliciosas, desenvolvidas por pessoas perigosas que tem planos ocultos e atuam por baixo dos panos, nos subterrâneos da moral, nos calabouços da impiedade, por terem objetivos aparentemente ocultos, mas que sempre deixam vestígios e uma atmosfera estranha, que é percebida por quem tem discernimento de espírito, maturidade e sabedoria.

          A dissimulação e a rebeldia são substratos para pecados e práticas como a resistência as autoridades (iniquidade) e a rebelião (pecados explícitos), sempre praticados contra autoridades instituídas por Deus.

          Como rei, Salomão sabia que nem todos que estavam ao seu redor tinham um coração puro, este conhecimento ele recebeu do Espírito Santo através da própria vida, como da vida de Davi, que o alertou antes de morrer. Davi tinha perto de si homens como Aitofel, Absalão, Joabe, Jonadabe, que eram X-9 e confabulavam contra o rei na surdina.

          Na história de Ester encontramos dois homens que planejavam o mal contra o rei e foram descobertos e denunciados por Mordecai. Jesus tinha à mesa Judas, que com lábios bajuladores e beijos na face traia o Mestre, mas procurava pessoas por trás para falar mal Dele e confabular a respeito de como derrubá-lo.

          Esteja atento, pois pessoas dissimuladas e fingidas podem estar maquinando o mal contra você, embora tenham sorriso amarelo nos lábios e elogios vazios. Seja “simples como as pombas e prudentes como as serpentes”. Uma pessoa que está a seu lado, mas nada fala, observa tudo, guarda informações, arquiva dados, com certeza está mal-intencionada, esperando a hora mais segura de dar o bote, mas será descoberta, denunciada e punida, por Aquele que é Santo, Santo, Santo.

          Os dissimulados e fingidos tem alguns comportamentos, por isso observe-os e esteja atento, pois mais dia menos dia o oculto é revelado, ainda que por “atos falhos”, isto é sem querer. 

          Vejamos alguns dos sinais deixados pelos dissimulados e fingidos:

  • São amigos dos seus inimigos;
  • São inimigos dos seus amigos;
  • Aceitam que falem mal de você e não lhe defendem;
  • Fazem parte de rodas de escarnecedores onde falam mal de você e fica em silêncio;
  • Na presença da multidão lhe elogiam e destacam, mas suas palavras são vazias;
  • Tecem comentário maliciosos e olham de maneira indireta;
  • Ficam inquietos no ambiente que você está;
  • Lhe tratam bem a fim da força, mas quando podem lhe evitam;
  • Usam de linguagem de bajulação e/ou protocolar;
  • Entram em contato com pessoas de longe, para se fazerem de vítima e buscarem apoio para o que estão planejando.
  • Amam os de longe, porém traem os de perto.
  • Respondem apenas o perguntado, não são espontâneas na sua presença;
  • Fazem o que são obrigadas a fazer, devido ao cargo ou função que ocupam, mas nada além do básico.

          O interessante é que estas pessoas estão tão cegas que esquecem da verdade, transpiram falsidade e terminam sendo discernidas. Elas julgam que ninguém sabe o que sentem, pensam e fazem, mas aqueles que são mais experientes e estão ligados no Espírito Santo já estão com a plaquinha na mão, onde está escrito “EU JÁ SABIA” e esta placa será erguida na hora certa.

          Planos maquiavélicos sempre estiveram presentes na história humana, o que os dissimulados e fingidos não lembram é que Deus “pesa o espírito do homem” e sabe quando há dolo. Se você percebe algo estranho no ar fique atento, não dê as costas, não permita aproximação, mantenha uma distância de segurança, mas compartilhe sua impressão com pessoas de sua confiança, pois elas podem ser um escudo de proteção.

          Contudo, não entre em uma paranoia por causa dos fingidos e dissimulados. Confie no Senhor, pois Ele é seu advogado, escudo, torre forte, protetor e irá te defender. Ele providenciará que pessoas fieis tragam informações a você e lhe protejam. "Quem cava uma cova nela cai". Quem monta uma forca nela será morto.

          Um outro detalhe a ser observado é que você não deve ser fingido e dissimulado, pois se for, amargará duras penas e sofrerá os danos, pois Deus abomina a rebelião, a resistência as autoridades, a falsidade e o fingimento. Se estes pecados estão na sua vida, arrependa-se, peça perdão a Deus e mude de vida enquanto é tempo.

          Caso tenha percebido que está perto de alguém dissimulado e fingido as melhores decisões são afastar-se e denunciar, pois se esta pessoa é maligna com seus líderes e amigos, também será com você na hora que achar necessário e conveniente. “Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras.” (Ec 10:20 RA)

  • “Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores.” (Jd 1:8 RA)
  • Socorro, SENHOR! Porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. 2  Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido. 3  Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente, 4  pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos; quem é senhor sobre nós?” (Sl 12:1-4 RA)
  •  “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus 2  (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação); 3  não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado. 4  Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, 5  nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, 6  na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,” (2Co 6:1-6 RA)
  • “ Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23  pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1Pe 1:22-23 RA)
  • “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.” (Tg 3:17 RA)
  • “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2  ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 3  Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 4  Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5  pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2Tm 1:1-5 RA)
  • “ Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9  a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10  a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11  Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” (1Co 12:8-11 RA)
  • “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.” (Pv 16:2 RA)

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.