20 de out. de 2024

Daniel 3. Tema: Egolatria e juízo divino.

             Desde a queda no Éden, quando a "Imago Dei" (Imagem de Deus) foi maculada pelo pecado, o homem perdeu a glória que tinha e passou tentar por meios humanos recuperá-la: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,” (Rm 3:23 RC)

             Tendo perdido a glória que tinha, o ser humano procura meios para se autopromover, de forma que o vazio existencial seja repreenchido, mas só através de Cristo isso pode acontecer, pois o que foi perdido em Adão é restaurado exclusivamente através de Jesus.

             As estratégias e ferramentas para se reerguer são múltiplas, dentre elas a construção de imagens físicas ou mentais que gerem a ideia de grandeza humana. Nabucodonosor, Absalão, Herodes e a Besta, são exemplos de pessoas que ergueram, ou erguerão, estátuas de si mesmos para que sejam adorados por outros seres humanos.

             O Espírito Santo nos ensina que: “Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.” (Gl 5:26 RA) e “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Fp 2:3 RA)

            Tenhamos cuidado com os autoelogios, as autopromoções, o marketing pessoal, pois são tentativas humanas de roubar a glória de Deus. Satanás, quando era lúcifer (portador de luz), tentou trazer para si parte da glória de Deus, por isso ficou sem nada.

            Vigie seu coração, pois é enganoso e desesperadamente corrupto. Esteja atento as suas motivações, pois podem ser pecaminosas, e se assim forem, Deus lhe reprovará, ainda que seja aprovado, aplaudido e reconhecido pelos homens. “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.” (Pv 27:2 RA)

  •  “O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia.” (Dn 3:1 RA)
  •  “no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.” (Dn 3:5 RA)
  • “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum.” (2Sm 14:25 RA)
  • “Ora, Absalão, quando ainda vivia, levantara para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome; e deu o seu próprio nome à coluna; pelo que até hoje se chama o Monumento de Absalão.” (2Sm 18:18 RA)
  • “Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.” (At 12:21-23 RA)
  •   Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão. Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu; e lhe foi dado comunicar fôlego à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.” (Ap 13:11-15 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.