19 de out. de 2024

Daniel 1. Tema: Firmeza, favor, fortaleza.

  • “ Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. 9 Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.” (Dn 1:8-9 RA)
          A vida é cheia de surpresas, umas agradáveis, outras desagradáveis. Existem situações que não temos domínio sobre elas, mas isso não nos impede de tomarmos decisões corretas dentro delas.

          A história de Daniel, Ananias, Misael e Azarias tem servido de inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo. O que aconteceu com eles, e através deles, foi tão forte que o Espírito Santo determinou que ficasse registrado para as futuras gerações.

          Na sua juventude, Daniel e mais um grupo significativo de judeus, foram levados como escravos para a Babilônia e ali passariam por um processo de aculturação, onde seriam adaptados a uma cultura hostil em seus traços profundos quanto a fé, aos valores e a ciência, onde até suas identidades (nomes) seriam mudados,  transformados e transtornados, para servirem a Nabucodonosor e à Babilônia.

          Os quatro jovens citados não tiveram a opção de escolher ir, ou não, para aquela terra estranha, pois tinham sido escravizados, mas em seus corações determinaram manter-se firmes ao Senhor de suas vidas e aos princípios de fé, moral e ética ensinado por seus pais.

          Durante 43 anos Daniel e seus 3 amigos estiveram sob o poder de Nabucodonosor e permaneceram firmes, fortes e fieis em suas posturas e processos. Por isso, Deus sempre lhes favoreceu perante os homens.

          Nem sempre podemos escolher para onde iremos, ou seremos levados, mas isso não nos impede de decidirmos firmemente em nosso coração sermos fiéis ao Senhor. Tome decisões radicais em relação a Deus e desfrutará do Seu favor, pois Ele tem prazer em honrar a todos que O honram.

  • “Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.” (1Sm 2:30 RA)
  • Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele; 12  se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; 13  se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2:11-13 RA)
  • Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20  pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21  e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22  aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado {purificado: aspergido } de má consciência e lavado o corpo com água pura. 23  Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” (Hb 10:19-23 RA)
  • Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: 13  Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.” (Ap 2:12-13 RA)
  • “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” (Ap 2:17 RA)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.