7 de fev. de 2024

Hebreus 3. Tema: Coração duro ...

       A Bíblia usa órgãos vitais como coração, rins, fígado, para ilustrar como precisamos que a misericórdia (nos livra do mal que merecemos) e a graça (proporciona o bem que não merecemos) estejam presentes de forma importante em nosso viver. Normalmente o coração é o mais utilizado, para representar nossa essência, fonte, origem do que presta e não presta em nosso ser:

  • “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” (Pv 15:13 RA)
  • “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22  a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.” (Mc 7:21-22 RA)
  • “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4:23 RA)
  • “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Sl 51:17 RA)

         Os hebreus que saíram do Egito tinham um coração reprovado por Deus, por isso não entraram na terra prometida:

  • Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8  não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, 9  onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. 10  Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. 11  Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. 12  Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; 13  pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hb 3:7-13 RA)

          O Coração duro cega os olhos, tapa os ouvidos, apodrece a língua, desvia os pés, mirra as mãos, ignora milagres, provoca a Deus. Por isso, tenha cuidado consigo, pois em você e de você podem nascer coisas terríveis. Mantenha-se alerta, pois seu maior e mais perigoso inimigo está aí dentro, você mesmo.

          Em contrapartida, lembre-se que: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Sl 34:18 BRP);  O SENHOR edifica Jerusalém e congrega os dispersos de Israel; sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.” (Sl 147:2-3 RA).

           Assim sendo, quebrante, proteja, purifique e mantenha sob vigilância seu coração, para que desfrute da presença e da aprovação de Deus!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.