21 de fev. de 2024

Tiago 4. Tema: Fazer o bem olhando a quem.

  •  “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg 4:17 RA)

 

           Existe um ditado popular que nos estimula a “fazer o bem sem olhar a quem”,  embora esta afirmativa soe bem aos nossos ouvidos  não é de todo verdadeira, visto que existem aproveitadores, estelionatários, preguiçosos, enganadores, profissionais da mendicância, etc. que por vezes, utilizam de má fé para explorarem quem tem boa fé, por isso precisamos estar atentos.

           Certa vez ouvi um palestrante enfatizar a necessidade de sermos competentes até para ajudar outras pessoas, caso contrário, as estaremos prejudicando. A princípio pode parecer estranho pensar assim, no entanto, a Palavra de Deus nos orienta a quem ajudar, como ajudar e quando ajudar.

           Você já percebeu que "ajudar" nem sempre AJUDA? Que a ajuda que a pessoa pede, nem sempre a que realmente precisa? Que ajudar é também contribuir pra mudar? Que as vezes é necessário a pessoa sentir a falta para valorizar?  

           Escrevendo a Timóteo, Paulo orienta sobre quais as características das viúvas que deveriam receber ajuda da igreja, orientando os tessalonicenses deixa claro que preguiçosos não devem receber auxílio da igreja, Jesus nas parábolas das minas e dos talentos, deixa claro que maus administradores devem perder o governo sobre coisas e repassar para quem é bom administrador.

           Pensar assim pode parecer cruel e até desguarnecido de amor, no entanto, é necessário para que ajudemos quem realmente quer e precisa de ajuda e não sermos explorados por enganadores, exploradores, mentirosos, etc. pois por serem do mal, exploram as pessoas de bem.

           Saber fazer e a quem fazer o bem nos ajudará a cumprir nossa missão de cristãos, mas também nos livrará de agir como um bobão. Por isso, antes de ajudar ore e observe os critérios bíblicos, as posturas das pessoas, o uso do que já receberam, para que possamos realmente ajudar e não prejudicar.

           Esteja atento !! Não dê crédito a tudo que dizem e postam. Procure ajudar, porém com critérios, para que não venha prejudicar. Pessoas saudáveis que não querem trabalhar, que são desperdiçadoras, que querem viver acima do que podem, são negligentes no que fazem, precisam se ajudar, ao invés de ficarem procurando a quem explorar. 

            Quem entra em uma crise por uma eventualidade (doença, perda de emprego, catástrofe, acidente, etc.) deve ser ajudado, quem vive provocando crises deve ser ignorado. Falar assim é pesado, porém necessário. 

  • “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (2Ts 3:10 RA)
  • “Honra as viúvas verdadeiramente viúvas.” (1Tm 5:3 RA)
  •  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25  receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26  Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27  Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28  Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29  Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mt 25:24-29 RA)
  • “ Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. 21  Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. 22  Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei; 23  por que não puseste o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, o receberia com juros. 24  E disse aos que o assistiam: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem as dez. 25  Eles ponderaram: Senhor, ele já tem dez. 26  Pois eu vos declaro: a todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado.” (Lc 19:20-26 RA)
  • “Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.” (Pv 18:9 RA)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.