4 de fev. de 2024

Filemon. Tema: Coloque água na fervura.

  •  ... sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. 11  Ele, antes, te foi inútil; atualmente, porém, é útil, {útil: significação da palavra Onésimo } a ti e a mim. 12  Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração.” (Fm 1:10-12 RA)

 

           Ao lermos a carta de Paulo a Filemon, percebemos nitidamente que havia uma situação conflituosa entre dois homens de Deus, Filemon e Onésimo, ambos filhos da fé de Paulo e que o apóstolo se posicionou como mediador do conflito, buscando apaziguar os ânimos, destacar qualidades e colocar-se como “fiador” de uma dívida relacional.

           Onésimo, ex-escravo de Filemon, conhece Paulo na prisão e ali se converte ao Senhor Jesus, passando a ser discipulado pelo apóstolo, tornando-se um cooperador na fé e servo de Deus em favor do seu mestre.

           Filemon, um empresário cristão discipulado por Paulo, gozava de alta estima junto ao apóstolo, mas havia sido de alguma maneira prejudicado por Onésimo, e por esta causa, o ex-escravo estava aprisionado.

           Paulo, o apóstolo amadurecido pelos versos e reversos da vida, “prisioneiro de Cristo” e não de César, procurou colocar água na fervura e tentou ajudar a resolver o conflito entre os dois homens de Deus,  dispondo-se a contribuir para que o tumultuado relacionamento antigo fosse sarado e um novo relacionamento fosse estabelecido, por considerar que em Cristo tudo se faz novo.

           Muitas realidades interessantes podemos extrair do texto:

1.      Pessoas erram e cometem injustiças (Onésimo);

2.      Pessoas se sentem prejudicadas e reivindicam justiça (Filemon);

3.      Pessoas podem mediar situações e “criar uma nova percepção” entre os que estão em conflito;

            Você está sabendo de algum problema de relacionamento entre pessoas que ama? Procure orar e ajudar a mudar a situação. Deixe Deus lhe usar para que a realidade possa mudar.

             Coloque-se nas mãos do Espírito Santo, pois quer lhe usar, afinal, os pacificadores serão reconhecidos como filhos de Deus. Ele se empenhará a convencer as partes sobre o passado tenebroso, o presente conflituoso  e o futuro glorioso.

     Quanto a você que está em conflito, aceite a ajude, permita-se pacificar. A dívida será paga, soluções serão alcançadas e uma nova vida será deflagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.