28 de fev. de 2024

2 Pedro 2. Tema: Era melhor não terem conhecido.

  •  “ Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 21  Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22  Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.” (2Pe 2:20-22 RA)

 

           A seriedade da obra de Cristo por nós e em nós deve ser encarada com profundo respeito e temor, visto que nos comprou para Ele a preço de sangue, o Justo pelos injustos.

           Infelizmente, muitos dos que começaram suas caminhadas com Cristo o abandonaram e reservam para si dura pena, visto que estão pisando a obra de Cristo em prol de suas vidas.

           Não é à toa que Paulo, Pedro, João, Judas e o próprio Jesus nos alertam a vigiar e orar, assim como deixam bem claro o peso de abandonarmos o Senhor, depois de tê-Lo conhecido.

           Para o Espírito Santo, era melhor que os apóstatas nunca tivessem conhecido a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, pois ainda teriam chance de se arrependerem e serem perdoados, realidade esta impedida aqueles que opcionalmente resolvem ignorar a redenção e voltam a devassidão, apostatando da fé.

           Tenhamos cuidado, pois certa expectativa horrível está reservada para aqueles que abandonaram o Senhor e se entregaram  ao pecado da idolatria, imoralidade, impenitências, etc.

  •   Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; 27  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. 28  Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. 29  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? 30  Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. 31  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hb 10:26-31 RA)
  •  “ Quero, pois, lembrar-vos, embora já estejais cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram; 6  e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia; 7  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.” (Jd 1:5-7 RA)
  • Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! 8  Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. 9  Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo.” (Mt 18:7-9 RA)
  • Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! 2  Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.” (Lc 17:1-2 RA)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.