26 de fev. de 2024

1 Pedro 5. Tema: Servos e serviços agradáveis a Deus.

  •  “ Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: 2  pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3  nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4  Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.” (1Pe 5:1-4 RA)

 

Servir a Deus é um privilégio que deve ser desfrutado segundo os padrões por Ele estabelecidos, caso contrário, corremos o risco de desagradá-lo e “perdemos” a oportunidade de sermos galardoados.

O Espírito Santo orientou o apóstolo Pedro, que era um presbítero (ancião) mais maduro, a instruir os presbitérios mais novos, para que procedessem conforme os padrões divinos e recebessem a aprovação Daquele que sonda os corações.

As orientações trazidas aos presbíteros também podem ser seguidas pelos demais cristãos, inclusive eu e você, já que desejamos ser aprovados pelo Senhor, não apenas no que fazemos, mas também em como fazemos a obra de Deus. 

As orientações trazidas pelo Espírito Santo, através de Pedro são as seguintes:

  • Não trabalhem constrangidos, isto é, forçados por pessoas, circunstâncias ou até por si mesmo;
  • Sejam espontâneos naquilo que fazem para Deus e para as pessoas;
  • Não tirem proveito daquilo que fazem, nem das pessoas para quem fazem;
  • Ajam de boa vontade, isto é, com satisfação interior;
  • Não controlem, nem manipulem as pessoas. Elas devem exercer seu direito de escolha livremente;
  • Sejam e façam o que desejam que os outros sejam ou façam;

             Procedendo assim, não apenas faremos o que agrada a Deus, mas também como agrada a Deus,  pois  agindo conforme Seu querer, receberemos as devidas recompensas internas e externas.

  •  “ Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre. 10 Agora, pois, atende a tudo, porque o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.” (1Cr 28:9-10 RA) Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12  Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14  Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15  se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1Co 3:11-15 RA)
  • “ Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, 8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.” (Tt 2:7-8 RA)
  •   É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. 10  Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (2Co 5:9-10 RA)
  •  “Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão.” (2Jo 1:8 RA)

 

 

 

 

 

           

           

 

 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.