- “ Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. 3 Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados.” (Lc 12:1-3 RA)
A hipocrisia pode estar pode estar presente na fé, no amor, nas falas,
nos atos, na religiosidade, enfim, nas diversas áreas da vida humana. Hipocrisia
é falta de sinceridade, dissimulação, fingimento, é um defeito de caráter e é
tão terrível que irritava o próprio Jesus.
Por vezes, encontramos o Senhor batendo de frente com as pessoas de sua
época que eram de duas caras, que tinham meias conversas, eram dissimuladas. Elas, por serem assim, foram avisadas que pagarão um preço alto.
É importante entendermos que a dissimulação dos hipócritas é fruto do coração perverso que tem e não o contrário como alguns pensam.
Hipócritas são escorpiões disfarçados de libélula. Sorriem, abraçam, elogiam,
mas seus corações estão cheios de peçonha.
Com certeza você conhece algum hipócrita,
a orientação é, tenha cuidado com ele, pois o que faz com os outros fará com
você, pois esta é a natureza dele. Por outro lado, não seja hipócrita, pois será
reprovado por Deus e mais dia, menos dia, será descoberto.
A hipocrisia é contagiosa e capaz de nos enlaçar, por isso, o Senhor Jesus alertava os discípulos para se protegerem dela, pois tem a capacidade de nos encantar e nos levar para abismos morais e espirituais e quando percebermos poderá ser tarde demais.
O contrário da hipocrisia é a sinceridade, pois está lastreada na verdade e a verdade não apenas liberta, mas também nos mantém livres. "Seja a vossa vida sem hipocrisia ".
- “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas!” (Mt 23:27-30 RA)
- “Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja.” (Mc 12:15 RA)
- “Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.” (Lc 12:1 RA)
- “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.” (Rm 12:9 RA)
- “Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.” (1Tm 1:5 RA)
- “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (1Tm 4:2 RA)
- “Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mt 6:2 RA)
- “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mt 6:5 RA)
- “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.” (Mt 6:16 RA)
- “Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” (Mt 15:7-9 RA)
- “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” (Mt 23:13-15 RA)
- “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices no sangue dos profetas! Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” (Mt 23:23-33 RA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.