4 de jan. de 2023

1 Samuel 8. Tema: Sim, você foi reprovado.

  •  “Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele. Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti. Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte-o solenemente e explica-lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele.” (1Sm 8:7-9 RA)

 

           Ao contrário do que muitos pensam, receber um sim da parte de Deus não significa que esteja aprovando nossas escolhas, antes, esta resposta pode revelar exatamente o contrário, pois o Senhor pode estar desgostoso conosco e por isso está nos entregando a nós mesmos, fato este que terá desdobramentos maiores do que pensamos.

           Os hebreus optaram por pedir ao profeta Samuel um rei, embora isso significasse abrir mão do governo direto do Senhor para suas vidas. Ao perceber a gravidade do pedido o profeta ficou indignado, mas foi orientado a atender a solicitação, pois o Senhor que conhece corações e mentes sabia que na verdade a questão era muito mais do que política e social, era espiritual, pois o povo estava rejeitando a Deus, ao rejeitar o profeta que o representava.

           Cuidado com a obstinação, pois nem todo sim é sinal de que fomos aprovados por Deus, as vezes, esta resposta revela exatamente o contrário. Inclua nas suas orações e escolhas a expressão “ se for da Tua vontade”, pois revelará humildade, quebrantamento e fé no Senhor, pois com certeza Ele sabe o melhor para nossas vidas.

  •  “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;” (Mt 6:9-10 RA)
  •  “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.” (Tg 4:13-16 RA)
  •  “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Rm 12:3 RA)
  •  “Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.” (Sl 81:12 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.