17 de jan. de 2023

Evangelismo bíblico

 


Evangelismo bíblico

Introdução: Uma evangelização correta é fundamental para uma vida cristã saudável, pois nos fornece as verdades bíblicas que servirão de alicerce para toda nossa peregrinação aqui na terra. Por isso, precisamos estudar o tema com seriedade, visto que envolve a glorificação do nome de Deus, a salvação de pessoas e a edificação da igreja dentro dos padrões de Deus.

·        O QUE NÃO É EVANGELIZAR?

·        Não é conquistar sócios, adeptos, nem seduzir pessoas para um projeto religioso. Não é adesão, ou filiação a uma igreja. Infelizmente nem todos que estão nas igrejas hoje, foram evangelizados de fato ontem.

·        O QUE É EVANGELIZAR?

·        É anunciar as boas novas de salvação vindas do Reino de Deus para os seres humanos escravizados pelo pecado e pré-condenados ao inferno,  para que reconheçam quem é Deus, quem são os seres humanos, se arrependam dos seus pecados e recebam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

·        TÉCNICA E CONTEÚDO: As técnicas são importantes porém são mutáveis. O conteúdo é determinante e imutável.

·        ESTRATÉGIAS E ANÚNCIO: As estratégias variam em cada contexto cultural e histórico, a mensagem não pode ser alterada.

 

Verdades fundamentais para uma evangelização bíblica

 

1.     DEUS TEM UM PLANO PARA NOSSAS VIDAS:

·        “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Ec 3:11 RA)

 

2.     TODOS SOMOS PECADORES:

·        “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5:12 RA)

·        “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” (Rm 3:23 RA)

·        “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,” (Rm 3:23 RC)

 

3.     O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE:

·        “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 RA)

·        “porque o salário do pecado é a morte...” (Rm 6:23 a)

 

4.     O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA:

·        ... “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23 RA)

·        “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2:8-9 RA)

 

5.     JESUS É O ÚNICO MEIO DE SALVAÇÃO:

·        “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mt 7:13-14 RA)

·        “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6 RA)

·        “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4:11-12 RA)

 

6.     AO RECEBER JESUS SOMOS RECRIADOS E NASCEMOS NOVAMENTE:

·        “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (Jo 3:3-7 RA)

·        “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; {criatura; ou criação } as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,” (2Co 5:17-18 RA)

 

7.     AO RECEBERMOS JESUS PASSAMOS A TER PAZ COM DEUS:

·        “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5:1-2 RA)

·        “Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Cl 1:18-20 RA)

 

8.     AO RECEBERMOS JESUS PASSAMOS A TER CERTEZA DE SALVAÇÃO:

·        “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:1-2 RA)

·        “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo 3:16-18 RA)

·        “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24 RA)

 

9.     AO RECEBERMOS JESUS RECOMEÇAMOS NOSSA VIDA E GRADATIVAMENTE DESFRUTAREMOS DO MELHOR DE DEUS ETERNAMENTE:

·        “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o SENHOR e memorial eterno, que jamais será extinto.” (Is 55:6-13 RA)

·        “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Rm 1:16-17 RA)

10. Conclusão: Se queremos uma igreja que cresça de maneira saudável precisamos inicia-la com a mensagem pura e simples do Evangelho, pois sementes doentes geram árvores doentes, sementes saudáveis geram árvores saudáveis. Desta feita, prime por anunciar o Evangelho como deve ser anunciado, pois assim contribuirá efetivamente para o surgimento, amadurecimento e fortalecimento de vidas verdadeiramente comprometidas com o Rei e com o Reino.

 

Pr. Almy Alves Junior

Garanhuns, 17 de janeiro de 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.