6 de jan. de 2023

1 Samuel 10. Tema: Atmosfera espiritual e ambiente profético.

              “Então, seguirás a Gibeá-Eloim, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, precedidos de saltérios, e tambores, e flautas, e harpas, e eles estarão profetizando. O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. Quando estes sinais te sucederem, faze o que a ocasião te pedir, porque Deus é contigo.” (1Sm 10:5-7 RA)

               A atmosfera espiritual é uma realidade a ser discernida, pois a mesma, revela a presença de seres espirituais do bem ou do mal. Creio que você já entrou em locais onde percebeu um “peso” espiritual, um ambiente travado, algo incômodo pra  alma e até para o corpo. Mas também, já esteve em locais onde uma paz diferenciada, uma alegria, algo leve fez bem a sua alma e corpo. Estas realidades referem-se a ATMOSFERA ESPIRITUAL.

              O profeta Samuel entendia bem desse assunto e alertou o jovem Saul quanto ao ambiente espiritual e profético que encontraria junto a um grupo de profetas, e naquele momento o próprio Saul profetizaria.

              “Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles. Todos os que, dantes, o conheciam, vendo que ele profetizava com os profetas, diziam uns aos outros: Que é isso que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas? Então, um homem respondeu: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está também Saul entre os profetas? E, tendo profetizado, seguiu para o alto.” (1Sm 10:10-13 RA)

               A Igreja, os KL’s (cultos domésticos), os encontros do povo de Deus, normalmente são envolvidos por uma atmosfera sobrenatural divina. Nesse ambiente espiritual celestial, há uma propensão para salvação, santificação, milagres, curas, transformações, etc., por isso, devemos fazer o possível para sempre estarmos nesses lugares.

               A atmosfera espiritual é “gerada” pela fé e por ações dela provenientes, tais como orações, louvores, adoração, quebrantamento e principalmente pela presença de Deus e de seus anjos.

               Escrevendo aos coríntios, Paulo estimula os crentes a terem posturas proféticas, pois através delas as pessoas são alcançadas e transformadas pela fé naquilo que ouvem, veem e sentem: “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis. Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvo se as interpretar, para que a igreja receba edificação.” (1Co 14:1-5 RA)

                Estimule a Igreja, as congregações e famílias buscarem e manterem atmosferas espirituais divinas aonde quer que estejam. Ao discernir este ambiente profético desfrute de todos os benefícios que dele podem advir, pois no arraial dos profetas até Saul "profetiza". 

                Diante destes ensinamentos destaco alguns ensinamentos:

  •       Existem ambientes onde a atmosfera espiritual é benéfica e promotora de fé e obras correspondentes;
  •       Nossas atitudes espirituais geram e mantém uma atmosfera profética;
  •       Num ambiente profético até os menos espirituais são usados por Deus;
  •       Precisamos discernir e aproveitar a atmosfera espiritual;
  •       Vidas mudam numa atmosfera espiritual do bem, por isso sempre devemos estar na igreja e nos eventos promovidos pela mesma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.