28 de jan. de 2023

2 Samuel 3. Tema: Insubmissão dissimulada.

  • “Tornando, pois, Abner a Hebrom, Joabe o tomou à parte, no interior da porta, para lhe falar em segredo, e ali o feriu no abdômen, e ele morreu, agindo assim Joabe em vingança do sangue de seu irmão Asael. Sabendo-o depois Davi, disse: Inocentes somos eu e o meu reino, para com o SENHOR, para sempre, do sangue de Abner, filho de Ner. Caia este sangue sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai! Jamais falte da casa de Joabe quem tenha fluxo, quem seja leproso, quem se apóie em muleta, quem caia à espada, quem necessite de pão.” (2Sm 3:27-29 RA)

               Existem rebeldes que agem explicitamente, outros porém são dissimulados e agem camufladamente, na surdina, no submundo. Assim era Joabe, um insubmisso com capa de obediente, que agia por conta própria e se desviava dos olhos de Davi. Este general, excelente guerreiro tinha um problema de caráter e sorrateiramente quebrava princípios e fazia sua própria vontade, mesmo sabendo que era contrária a vontade do rei. Concretizava seus planos sem consultar e até procurava esconder o que fazia.

               Estas posturas de Joabe eram resultado de um espirito independente, uma autossuficiência, gerada pelo pecado  de rebeldia e pela mágoa. Por ser assim, gerou vergonha ao rei e ao reino, mas como consequência recebeu a maldição e o juízo.

                As práticas dos rebeldes dissimulados só aparecem com o tempo, pois vem à tona através das informações de outras pessoas e você fica surpreso e indignado.

               Tenha cuidado para não ser e nem ter ao seu lado pessoas que aparentemente são obedientes e respeitosas, mas que na sua ausência e desconhecimento fazem o que querem,  pois causarão problemas, mas não tenha pena de puní-las, pois precisam saber e sentir na pele as consequências de seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.