7 de jun. de 2022

Lucas 20. Reconhecimento ou armadilhas?

 “Então, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade; é lícito pagar tributo a César ou não?” (Lc 20:21-22 RA)

 

           Elogios são testes para nossa alma, pois podemos nos envaidecer através deles e pensarmos a nosso respeito além do que convém. Quando este dardo inflamado do maligno alcança nosso interior, gera soberba, jactância, altivez de espírito, tornando-nos  vulneráveis e expostos à queda. Alguns elogios não são reconhecimento e sim armadilhas.

  •  “Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe.” (Pv 27:21 RA)

           Não pense que todos que lhe elogiam, realmente reconhecem suas virtudes. Alguns apenas estão tentando montar uma situação para lhe derrubar com maior facilidade, por isso  vigie, não deixando que as palavras dos bajuladores lhe entorpeçam a alma e lhe levem a desviar-se da humildade de espírito.

  • Disse Jesus: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5:3 RA)

           Lembre que é um pecador salvo pela graça mediante a fé e isso é dom de Deus, consequentemente todas as demais virtudes e conquistas também são frutos do agir de Deus em você.

  • “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Rm 12:3 RA)

           Fique atento, pois quando o diabo não consegue nos segurar, procura nos empurrar. Quando não consegue nos deter, procura nos envaidecer.

  • “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41 RA)
  • “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1Pe 5:8 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.