3 de jun. de 2022

Lucas 17. Tema: Evite causar escândalos.

 “Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.” (Lc 17:1-2 RA)

 

             Escândalos são fatos que por contrariarem os padrões espirituais, morais ou sociais geram perturbação e agridem as expectativas de indivíduos ou grupos. No caso do cristianismo, escândalos são eventos que não condizem com os valores ensinados pela Palavra de Deus e maculam o Evangelho e os que nele creem.

            O Senhor Jesus é bem claro quanto ao fato de que escândalos acontecem e trazem consequências danosas, tanto pra os causadores, quanto para os contempladores.

            Para que evitemos causar escândalos devemos ter uma vida de vigilância, afinal “ carne é fraca”. Precisamos entender que embora algumas práticas sejam lícitas, nem todas convém. Que devemos pensar nas limitações dos outros, mais do que nas nossas forças.

Agindo assim, não envergonharemos o Evangelho, a Igreja, o Reino de Deus e também não seremos pedras de tropeço para ninguém, evitando problemas para nós e para os outros, tanto perante os homens, quanto perante Deus.

 

  • “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26:41 RA)
  •  “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6:12 RA)
  •  “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” (1Co 10:23 RA)
  •  “Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.” (Rm 14:1 RA)

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.