29 de jun. de 2022

Atos 18. Tema: Exclusividade , integralidade e parcialidade.

          “Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Lá, encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles. E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos. Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.” (At 18:1-5 RA)

           Nossa dedicação ao Senhor precisa ser exclusiva, isto é, devemos viver pra glória Dele durante todos os tempos da nossa vida: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10:31 RA). Porém, o tempo de nossa dedicação para o cumprimento de uma missão pode ser integral ou parcial.

          Ao chegar em Corinto, Paulo continuou vivendo exclusivamente para a glória de Deus, porém a dedicação do seu tempo para o cumprimento da missão apostólica recebeu dedicação parcial, visto que parte do seu tempo estava sendo dedicado para fabricar tendas juntamente com Priscila e Áquila. Já quando Timóteo e Silas chegaram da Macedônia, Paulo deixou de fabricar tendas e voltou a dedicar a totalidade do seu tempo para cumprir o apostolado.

          Esta realidade vivida por Paulo nos ensina que devemos viver exclusivamente para Deus, porém a dedicação do nosso tempo para cumprir determinadas missões pode mudar devido as circunstâncias. Isto não significa que estejamos mais ou menos crentes, mas que, estamos vivendo discernimento e fé cada situação que nos é apresentada pelo Senhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.