23 de jun. de 2022

Atos 11. Tema: Graça e perseverança.

           “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.” (At 11:21-23 RA)

          Existem alguns temas que caminham paralelamente na bíblia, dois deles são a graça e a perseverança.

          Sabemos que a graça é um favor divino, já a perseverança é uma decisão humana. Essas verdades precisam ser vistas com muita responsabilidade e biblicidade, para não incorrermos em distorções e heresias.

          Uma verdade não anula a outra, pois coexistem. Somos salvos pela graça, mediante a fé, isso é dom de Deus, mas, o permanecer na graça é uma decisão humana, por isso, não use a graça para isentar sua responsabilidade.

  • “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus” (2Co 6:1 RA)
  •  “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,” (Gl 1:6 RA)
  •  “De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.” (Gl 5:3-4 RA)
  •  “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” (2Tm 2:1 RA)
  •  “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;” (Hb 12:14-15 RA)
  • “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;” (Hb 12:28 RA)
  •  “Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas, porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça e não com alimentos, pois nunca tiveram proveito os que com isto se preocuparam.” (Hb 13:9 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.