30 de jun. de 2022

Atos 20. Tema: Alvo de conspirações.

 “Cessado o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos, e, tendo-os confortado, despediu-se, e partiu para a Macedônia. Havendo atravessado aquelas terras, fortalecendo os discípulos com muitas exortações, dirigiu-se para a Grécia, onde se demorou três meses. Tendo havido uma conspiração por parte dos judeus contra ele, quando estava para embarcar rumo à Síria, determinou voltar pela Macedônia.” (At 20:1-3 RA)

 

        Conspirações são tramas, conluios, arquitetação de ações contra pessoa investida de autoridade, ou que represente alguma ameaça.

        A maldade humana é ilimitada, sendo capaz de gerar realidades que surpreendem até ao diabo. O interessante é que esta maldade pode ser camuflada, dissimulada, encoberta até aos olhares mais atentos.

        O mimetismo moral, faz com indivíduos perversos ajam de maneira sorrateira e inescrupulosa em busca de atingir alguém que nem sonha que esteja sendo alvo de maquinações.

        Outro aspecto interessante é que o conspirador é capaz de ludibriar até seus aliados, levando-os a não perceberem que são marionetes dentro de um projeto maquiavélico.

        Diante de possibilidades tão terríveis, existem algumas posições a serem adotadas por aqueles que servem ao Senhor:

  1. Não maquine e nem participe de conspirações;
  2. Tenha uma vida exemplar, pois isso lhe protegerá;
  3. Deixe os conspiradores pensarem que não foram percebidos;
  4. Esteja atento aos movimentos, ainda que discretos, daqueles que já conspiraram, pois sempre existem evidências;
  5. Vigie e evite aqueles que outrora participaram de conspirações, pois a natureza destes é semelhante a do escorpião, isto é traiçoeira;
  6. Evite exposições físicas ou verbais, pois os conspiradores estão apenas esperando a oportunidade para darem o bote;
  7. Confie no Senhor, pois Ele defende aqueles que não sabem, ou não tem como se defender;
  8. Espere a verdade vir à tona, pois não há crime perfeito e se você agir antes do tempo os conspiradores se farão de vítimas;
  9. Ao ter evidências da conspiração use de rigor, para que sirva de exemplo para os demais;

         Paulo percebeu que os judeus conspiravam contra ele, por isso agiu com prudência e mudou de rota, para não dar oportunidades aos que em nome de Deus, planejavam fazer o mal.

         Fique atento, pois pode ter gente perto de você montando situações e esperando oportunidades para destruí-lo. Conspiradores são perigosos, mas cairão nas próprias covas de cavam, pois tudo que o homem semear colherá.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.