17 de out. de 2020

1 Timóteo 1. Tema: Discípulos de confiança.

                    Lendo com atenção o Novo Testamento, percebemos como a Igreja Cristã em Éfeso requeria uma  atenção diferenciada. Tanto Paulo,  quanto Timóteo e até o próprio Jesus (Ap 2), procuraram ensinar aqueles cristãos a se portarem como discípulos do Senhor. Mas também, existiam os mestres do engano, que procuravam distorcer o Evangelho e perturbar a fé daqueles irmãos. Tais indivíduos precisariam ser confrontados, desmascarados e calados perante a Igreja, pois falavam do que não entendiam como se fossem profundos conhecedores. 

                    Para proteger a Igreja e afugentar tais pessoas (falsos mestres), Paulo enviou Timóteo, homem de sua confiança, conhecedor das Escrituras e filho na fé, pois, para missões especiais não podemos colocar qualquer um. 

                   Você é uma pessoa fiel e digna de ser enviada para cumprir alguma  missão? Você tem ao seu lado pessoas fieis, a quem você confiaria as mais difíceis missões? Paulo sabia que Deus escolhe a dedo aqueles a quem quer enviar, pois o Evangelho é coisa séria e não faltam aqueles que querem ampliar a porta, ou estreitá-la. Não faltam aqueles que querem acrescentar ou subtrair conteúdos. Estes precisam ser emudecidos perante a Igreja. 

                   Esta luta e zelo acontecia no passado, acontece no presente e acontecerá no futuro, até que Jesus volte. Alguns dos distorcedores da verdade serão punidos severamente como Himeneu e Alexandre que foram entregues à satanás, outros sofrerão duras penas como doenças, sonos espirituais e morte (1 Co 11),outros terão que ser convidados, ou até estimulados, a sair da Igreja, para que a fé de muitos seja preservada pura. Mas também, existirão aqueles que por darem ouvidos aos mestres da verdade serão curados e voltarão a ter uma fé saudável, onde a glória será dada só a Deus, a Bíblia será a única regra de fé e prática, a salvação será  vivenciada unicamente em Jesus, tudo pela graça mediante a fé. 

                   Proteja sua fé dos falsos mestres! Proteja a igreja dos falsos mestres! Cuidado para não ser um falso mestre! Seja um discípulo de confiança do Senhor Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.