23 de out. de 2020

2 Timóteo 1. Tema: Sinergia na fé.

                   Sinergia é uma ação conjunta, cooperativa, onde as partes associadas produzem maiores e melhores resultados, por estarem juntas, sempre a partir de suas possibilidades e responsabilidades.

                   Paulo, afirma  a  Timóteo que  Deus é poderoso para guardar o bom depósito da fé dele até  que chegue o Dia do Senhor,  mas também,  recomenda à  Timóteo que  o mesmo deve ter o devido cuidado de  guardar o bom depósito  da  sua fé. Assim vemos o princípio da sinergia aplicado à fé.  

                    Deus guarda nossa fé, mas nós também precisamos guardá-la em nosso coração, isto revela que a soberania de Deus e a responsabilidade humana caminham juntas e se completam. Deus é soberano e você é responsável. Não tente sem Deus, mas não use Deus para lhe isentar da responsabilidade  de tentar. 

                   Ele é poderoso para guarda sua vida, mas você é responsável por colocar sentinelas e ferrolhos nas portas. Ele abre portas, mas antes, você precisa bater e depois entrar por elas. Ele dá, mas você precisa pedir e ao receber, cuidar. Ele abençoa a colheita, mas você planta a semente e armazena os resultados. Ele perdoa, mas você confessa e deixa. Ele lhe guarda, mas você faz Dele seu refúgio. Ele lhe chama, mas você é responsável por ir. Ele lhe concede a graça, mas você não a recebe em vão.

                    Enfim, a soberania de Deus  não anula a responsabilidade humana e vice-versa. Deus fez, faz  e fará a parte Dele, cabe a você fazer a sua. Não tente anular os dois aspectos da espiritualidade: Soberania de Deus e  responsabilidade humana, sinergia da fé. As duas são como dois trilhos que levam a locomotiva da fé  até a estação eterna  no Reino de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.