2 de jul. de 2013

Fazendo o certo com a motivação errada

                   No desenho Era do Gelo 1 encontramos  três personagens agindo para salvar um bebê humano, só que nem todos tinham uma motivação certa, um deles agia por vingança e queria "salvar" a criança para se promover, doando-a  como presa ao seu chefe. Ao assistir o filme não aprovamos a atitude de Cid, o tigre, mas por vezes ignoramos que podemos estar agindo como ele,  fazendo coisas certas com a motivação errada.
                     A vida é cheia de armadilhas e algumas são como um laço de passarinheiro, que aprisiona a ave  sem que esta se dê conta, pois são armados de uma maneira muito sutil. Dentre estas armadilhas está o pecado de fazer a coisa certa com a motivação errada. É interessante observar que este mal, não nos impede de fazer a obra de Deus, porém nos leva a fazê-la de maneira desaprovada por Deus, pois tem como propósito a promoção de uma pessoa (nós) ou de um grupo que participamos (igreja local, denominação, Ong´s, etc.).
    O perigoso deste pecado chamado motivação errada é que podemos passar a vida toda contaminados por ele sem percebermos, realizar grandes obras, ir e vir, fazer e desfazer, construir ou destruir, plantar e colher, e no final sermos surpreendidos por Deus ao nos dizer que tínhamos a razão errada de fazer o certo e por isso estamos reprovados.
   Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo Paulo nos ensina que, “ Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3). Para entender melhor esta orientação é interessante lembrarmos que estando preso por causa do evangelho, Paulo verificou que algumas pessoas anunciavam a Cristo com razões erradas, movidas por inveja e porfia, pregavam o Evangelho por discórdia, insinceramente, com o propósito de suscitar tribulação às cadeias do apóstolo, isto é, cumpriam a “Grande comissão, movidos pelo pecado”.(“ Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;  estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;  aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.” (Filipenses 1:15-17 )
   Diante desta realidade maligna, perniciosa, pecaminosa, onde  alguns cristãos faziam a obra de Deus (coisa certa), por razões satânicas (motivações pecaminosas), Paulo orienta os cristãos de Filipos a terem cuidado e a não se deixarem contaminar por este mal, pois para Deus não basta que façamos a coisa certa é necessário fazermos com a motivação certa.
               Como cristãos devemos fazer uma autoexame , pois podemos estar pregando o Evangelho, orando, expulsando demônios, pastoreando igrejas, escrevendo livros, cantando, compondo,  construindo templos, gravando cd´s  e  dvd´s, fazendo a obra missionária, etc., com a motivação desaprovada por Deus, isto é, querendo provar aos outros, ou a nós mesmos que somos capazes, que  nosso grupo é o melhor e que Deus está conosco, motivações estas que são erradas aos “olhos de Deus”.
      Vale lembrar que o fato de fazermos o certo, não confirma que Deus está nos aprovando. O próprio Senhor Jesus disse que no dia J (juízo), Ele reprovará os que fizeram as coisas certas ,movidos por razões erradas ( iniquidade: pecado cometido no coração, invisível aos homens, porém visível aos olhos daquele que tudo vê. “ Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.” Mateus 7:22-23 RA)
       Devemos lembrar que o Senhor não reparte Sua glória com ninguém ( “ Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem.” (Isaías 48:11 RA) , e para Ele não basta que façamos a coisa certa, é indispensável que façamos com a motivação certa. “ Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31 RA)
       Que possamos nos examinar, pois podemos estar contaminados sem perceber. Que Deus nos conduza ao arrependimento, purifique o nosso coração e nos dê o privilégio de fazer a coisa certa, com a motivação certa, para a glória da Pessoa certa, Jesus.

                                                                                                                         Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.