23 de jul. de 2013

Contra argumentando com Deus

                            Você já parou pra pensar quantas vezes tentamos convencer Deus a mudar de opinião, ou de que Ele está errado quanto a seus princípios e propósito?
Parece uma loucura pensar nesta possibilidade, mas se ficarmos atentos perceberemos que  isto acontece com mais frequência do que pensamos. Nesta contra argumentação procuramos justificar comportamentos, escolhas, ações e reações, usando raciocínios “bem elaborados”, com o propósito de convencê-Lo a mudar de opinião, ou de nos entender. Tais procedimentos tornar-se-ão tentativas frustradas  de aliviarmos nossa consciência e porão em risco nossa existência.
Quando tentamos contra argumentar com Deus, esquecemos que Ele sabe tudo, está em todos os lugares, vê tudo que acontece. Nestes momentos,  fazemos de conta que não sabemos que Ele nos conhece desde o ventre de nossas mães , conhece todas as nossas motivações e intensões, sabe todos os nossos comportamentos, sabe o fim desde o começo,  e que quer nos conduzir ao verdadeiro bem, além de nos livrar do mal.
Lendo a Bíblia encontramos alguns casos de pessoas que quiseram contra argumentar com Deus, convencê-Lo de que estava errado  e que o melhor a fazer era mudar de opinião. Vejamos três exemplos clássicos de situações assim:
 Moisés: quis convencer Deus que por apresentar problemas físicos não era capacitado para cumprir a Missão para a qual havia sido designado. “ Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” (Êxodo 3:10 RA) “ Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Êxodo 3:11 RA)
Jeremias: procurou convencer Deus de que sua pouca idade o inabilitava para fazer o que Deus queria. “ A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo:  Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.  Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.  Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.” (Jeremias 1:4-7 RA)
Pedro: apresentou argumentos religiosos para convencer Deus quanto ao que deveria ou não fazer. “ E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come.  Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.” (Atos 10:13-14 RA)
Ao lermos as histórias acima citadas, ficamos surpresos e até dizemos “como estes irmãos tentaram convencer Deus, que loucura?”, mas,  é assim que em muitos momentos também  procedemos. 
Todas as vezes que  deixamos de obedecer ao Senhor estamos contra argumentando com Ele, por entendermos que nossas ideias são mais adequadas que as Dele. Tal procedimento é uma perda de tempo e uma exposição desnecessária ao sofrimento. Uma verdade que não podemos esquecer é que,  o sucesso da nossa vida não está em contra argumentarmos com Deus, mas em obedecê-Lo. Até mesmo quando não entendemos o que Ele quer, e nem as Suas razões, a  melhor escolha é a obediência. Que possamos desaprender  a contra argumentar com Deus e aprender  a seguir Seus argumentos custe o que custar, pois no fim seremos abençoados.
                                                                                                     Pr. Almy Alves Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.