No desenho a Era do Gelo 2, encontramos um personagem pouco destacado, mas que
tem muito a nos ensinar, um urubu. Esta ave se apresenta ao bando de animais e
começa a desenvolver um diálogo estranho, destacando alguns problemas que estão
acontecendo, ou por acontecer, mas em um determinado momento da história ele se
trai , descobrindo que está esperando o “dique” romper, para que os outros
animais morram e ele se alimente da carniça. O que este urubu diz e faz no
filme pode nos trazer bons ensinamentos, pois apresenta comportamentos das aves
verdadeiras que vivem a procura de alguma desgraça para tirarem benefício
próprio. Vejamos algumas lições sobre estas aves:
- Aves de rapina, entre elas o urubus, aparecem quando há um estabelecimento de compromisso com Deus (Gen 14: 7-11). Nos dias de Abrão, as aves de rapina tentaram impedir que houvesse o estabelecimento de aliança entre Deus e o seu escolhido, mas isto foi inútil, pois Deus tinha um propósito na vida do Seu servo, e Abrão não abriu mão do que era vontade de Deus para sua vida. Da mesma maneira acontece hoje, os abrutes fazem de tudo par impedir a vontade de Deus, mas se você é perseverante, a vontade de Deus se cumprirá.
- Descubra carniça pela aglomeração dos urubus: urubus agem em bandos e se aglomeram quando percebem a possibilidade de um banquete. Eles não vivem em jardins, pomares e plantações. Eles se juntam perto de pretensos cadáveres dos quais poderão se alimentar. Ao perceber determinadas pessoas se unindo de maneira atípica, estranha e desconfiada, apesar de suas diferenças e interesses particulares egoísticos, saiba que tem algo maligno para acontecer. A Bíblia nos mostra que para crucificar Jesus até Herodes e Pilatos fizeram as pazes. “ Naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois, antes, viviam inimizados um com o outro.” (Lucas 23:12 )
- Descubra carniça pelo voo dos urubus: quando vemos um bando de urubus voando em círculo sabemos que por ali existe algo podre, ou por apodrecer, pois estas aves não são atraídas por aquilo que está vivo e saudável e sim por aquilo que está morrendo , morto ou apodrecendo. Assim, observando a presença e os movimentos estranhos em torno de algo ou de alguém é possível perceber que algo está errado e que se não aconteceu vai acontecer. “ Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.” (Mateus 24:28 )
- Descubra a carniça pelo cheiro que, vez por outra, passa por suas narinas: Os urubus sentem o mal cheiro de longe, por isso se aglomeram em determinados lugares. Quando existe algo apodrecendo, vez por outra o vento muda de posição e o odor fétido revela que existe algo ruim ali por perto. Mesmo que você não saiba onde está à origem do mau cheiro é possível ficar atento e começar a procura-lo. “ Enviei a peste contra vós outros à maneira do Egito; os vossos jovens, matei-os à espada, e os vossos cavalos, deixei-os levar presos, e o mau cheiro dos vossos arraiais fiz subir aos vossos narizes; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.” (Amós 4:10)
Estas pequenas lições podem ajudar famílias, empresários, Igrejas,
e outras instituições a perceberem as ações de pessoas mal intencionadas, que
visam promover ou desfrutar a desgraça alheia. Nestas circunstâncias, precisamos agir como Abrão que enxotou estas aves de
rapina.
Pr. Almy
Alves Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.