8 de jul. de 2013

Agradando ao Senhor


Na vida procuramos agradar muitas pessoas com o propósito de vivermos dias de paz e prosperidade. Na lista daqueles que procuramos agradar estão os cônjuges, os filhos, os parentes, o patrão, um bom empregado, um amigo, etc. Hoje refletiremos sobre importância de procedermos de  maneira que venhamos agradar a Deus  e quais as consequências deste tipo de comportamento em nossa vida e na vida daqueles que convivem conosco.


  1. O que acontecerá quando  Deus se agradar de nós:
  • Ele nos aceita e aceita o que lhe oferecemos: “ Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;  ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gênesis 4:4-5 RA)
  •   Ele nos dá vitória perante os gigantes da vida:“ Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.” (Números 14:8 RA)
  •  Ele nos põe em situação de honra e autoridade: Davi: “ O SENHOR, Deus de Israel, me escolheu de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse eu rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe e a casa de meu pai, na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim, para me fazer rei sobre todo o Israel.” (1 Crônicas 28:4 RA); Salomão: “ Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no trono de Israel; é porque o SENHOR ama a Israel para sempre, que te constituiu rei, para executares juízo e justiça.” (1 Reis 10:9 RA)
  •  Ele nos ampara, retribui o que fizemos e nos recompensa, por nossos atos:   “ Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o SENHOR me serviu de amparo.  Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mimRetribuiu-me o SENHOR segundo a minha justiça, recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos.  Pois tenho guardado os caminhos do SENHOR e não me apartei perversamente do meu Deus.  Porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei.  Também fui inculpável para com ele e me guardei da iniquidade.  Daí, retribuir-me o SENHOR segundo a minha justiça, segundo a minha pureza diante dos seus olhos.  Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegroCom o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível.  Tu salvas o povo humilde, mas, com um lance de vista, abates os altivos.” (2 Samuel 22:19-28 RA)
  • Ele dá sabedoria, conhecimento e prazer: “ Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento.” (Eclesiastes 2:26 RA)
 2. Atitudes nossas que levarão Deus a se agradar de nós:
  •  Temor (respeito e reverência) e esperança Nele: “ Agrada-se o SENHOR dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.” (Salmos 147:11 RA)
  •     Termos aliança com Ele: “Porque o SENHOR se agrada do seu povo e de salvação adorna os humildes.” (Salmos 149:4 RA)
  •     Procedemos corretamente (vivendo em santidade):  “ Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais;  porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus.  Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;  que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,  não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;  e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,  porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (1 Ts 4:1-7 RA)
  •     Crermos em Sua existência e confiamos em Suas promessas: “ De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6 RA)
  •     Nossa obediência a Sua vontade: “ Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.  E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” (João 8:28-29 RA)
    3.Jesus procurava e conseguiu  agradar ao Pai, por isso foi por Ele exaltado:

       “ Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.  E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” (João 8:28-29 RA)

 Conclusão:

             Tenhamos como prioridade em nossas vidas o desejo de agradar a Deus, pois ao conseguirmos esta forma de viver com certeza seremos recompensamos  além do que imaginamos, vivendo dias de comunhão  e  paz interior, proporcionadas pela presença e bondade do Senhor de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.