30 de jun. de 2013

Uma verdade não anula outra

Quando estudamos a segunda tentação que Jesus sofreu em Mateus 4, percebemos que ao ser levado ao pináculo do templo, o mesmo teve como argumento para não cair em tentação, a apresentação de um outro versículo bíblico que  servia de contrponto a proposta apresentada pelo diabo em aplicar desvirtuadamente a Palavra de Deus. Vejamos o que nos diz o texto:
“ Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo  e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.  Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.”(Mateus 4:5-7)

Ensinamentos:
  • Quem levou Jesus ao pináculo do templo (lugar alto) foi o diabo;
  • No pináculo, o diabo tenta por em questão a filiação de Jesus, tentando-o a agir para provar quem era;
  • O diabo usa um texto bíblico (Sl 91:1,12) tentando induzir Jesus a um comportamento inadequado em nome da fé; 
  • Uma verdade aplicada de forma distorcida pode induzir a um erro;
  • Jesus apresenta outro versículo bíblico que confronta a aplicação distorcida do diabo e manifesta desta forma a proposta integral de Deus para nosso dia-a-dia; 
  • Jesus não tenta o pai a prova, “levando-o” a agir para atender imprudências;
  • “A verdade é manifesta pelo o que está escrito e o que também está escrito”
  • A tentação foi desobedecer a um princípio de Deus, em nome de obedecer outro;
Lições:
  • As vezes o inimigo nos coloca diante de situações com o propósito de nos induzir ao erro;
  • Por vezes somos tentados a provar que somos Filhos de Deus, para tanto o diabo procura lanças dúvidas em nossa mente;
  • Nestas ocasiões somos questionados e até confrontados a assumir atitudes que nos levarão a assumir  comportamentos irresponsáveis em nome da fé , tais como : “Se você é filho de Deus por que está passando por este problema, ou ainda, prove que é de Deus e tem fé e compre, viaje, etc. Assim, muitos caem em tentação e se machucam ou machucam a família, a Igreja e terminam envergonhando o nome de Deus;
  • O diabo faz aplicações distorcidas das verdades bíblicas, tentando nos induzir ao erro;
  • Temos que conhecer as Escrituras Sagradas para não nos deixarmos levar por ensinamentos parciais que nos levam ao erro;
  • A verdade é a Bíblia como um todo, o que está escrito e o que também está escrito.
  • Não podemos desobedecer a um princípio de Deus, em nome de obedecer outro;

         Estejamos alerta,  quanto  as  propostas modernas de tentar colocar  Deus a prova, pois podemos nos dá mal!!
  

Pr. Almy Alves Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.