2 de nov. de 2025

Movidos pelo amor?

  •  “ A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2  Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3  e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. 4  Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5  Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 6  Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. 7  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (Ap 2:1-7 RA)

 Parte 1. Virtudes do pastor de Éfeso:

  • Trabalhador dedicado: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança”;
  • Zeloso com a verdade: “...não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos”...
  • Perseverante no testemunho de fé: “... tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer”.
  • Reprovava as doutrinas que punham em risco a igreja: O pastor de Éfeso não suportava os nicolaítas. 
  • Segundo o site Biblia on, “a Bíblia não explica quem eram os nicolaítas nem nos diz em que acreditavam. Apenas diz que suas práticas eram detestáveis para Deus. O problema era tão sério que uma igreja, onde seu ensino se tinha infiltrado, corria o risco de ser destruída!”

Parte 2. Defeitos e riscos do pastor de Éfeso.

  • Apostasia do amor como inspiração e motivação para tudo de certo que fazia: Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Parte 3. Conselho de Jesus: 
  • Lembre-se de onde caiu e volte à essência (prática das primeiras obras);

Parte 4: Alertas

  1. Para o pastor: “... se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.
  2. Para a Igreja: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (Ap 2:7 RA)

Parte 3: Lições que podemos tirar.

  1. Vale observamos que nem o pastor de Éfeso percebia o que havia de errado consigo, afinal estava fazendo tudo certo, mas a motivação estava equivocada. A Bíblia não diz que o pastor de Éfeso esteva agindo por ganância, maldade, ignorância ou rebelião. O erro dele estava na ausência do amor como motivação e isso a Deus desagradou. Você tem agido movido pelo amor?
  2. A olhos humanos, aquele homem era exemplar, mas aos olhos de Deus, estava errado. Eu e você corremos o mesmo risco. Podemos estar fazendo tudo certo aos olhos humanos e até perante nós mesmos, mas aos olhos de Deus, podemos estar errados.
  3. O texto de 1 Coríntios 13 nos fala claramente sobre isso, quando afirma que “ Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 2  Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. 3  E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” (1Co 13:1-3 RA)
  4. O erro daquele homem dedicado, perseverante, esforçado e zeloso era a ausência da motivação certa que havia se perdido no caminho. Ele já não agia por amor a Deus e ao próximo. Precisamos ter muito cuidado com isso, para não sermos surpreendidos pelo Senhor e até removidos de onde estamos, afinal a Igreja é Dele e quando nos pesa e nos reprova, nos retira.
  5. O Espírito Santo nos alerta através de Paulo dizendo, “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4  Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. 5  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Fp 2:3-8 RA)
  6. Irmãos como isso é sério!! Podemos estar agindo por tradição, por costume, por medo, por pressão, por desejo de projeção, para provarmos que somos capazes, até por galardão. Se assim acontecer o Senhor nos reprovará.
  7. O interessante é que nem aquele pastor sabia do que estava acontecendo consigo. Foi necessário o Senhor enviar uma carta para alertar aquele obreiro. O mesmo pode estar acontecendo conosco e o Senhor está nos exortando.
  8. Igreja não é linha de montagem! Igreja não é Senzala! Igreja não é presídio! Igreja é embaixada do reino de Deus e nem mercado de troca. Tudo que aqui é feito deve ser movido pelo amor a Deus e ao próximo.
  9. Trabalho, organização, produção, dízimos e ofertas, jejum e oração, devem fluir do amor em nossos corações e não de um programa eclesiástico e nem pressões de batermos metas.
  10. Diante disso você  pode dizer: “Então não há regras? Faço o que quero e quando quero? Não, as regras existem, mas quando amamos vamos além das regras. Quem é movido por regras e cobranças não tem o coração cheio de alegria e felicidade.
  11. Caso o amor não retorne aos nossos corações, o Senhor nos removerá de onde estamos, pois para se não for por amor de nada vale. Então o que fazer? Devo abandonar tudo? Não!! Devemos nos arrepender e voltar ao lugar onde caímos  e dali continuar a caminhada, pois até ali tudo estava certo. Foi ali que tudo se desvirtuou e Deus quer que voltemos aquele ponto e sigamos. Oremos ao espírito Santo para que nos ajude e com certeza tudo seguirá como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.