- “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5:1-2 RA)
A paz de
espírito é um estado deleitoso e prazeroso que nos dá condições de estar bem,
mesmo quando tudo vai mal. Nosso Senhor sabia tão bem esta realidade que além
de liberá-la para os discípulos, deixou-lhes ensinamentos para que a
mantivessem:
- “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27 RA)
- “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33 RA)
Ao enviar
os 12 e os 70 em suas missões evangelísticas, Jesus orientou-os a levarem paz às
casas, para que nesses locais tão importantes, e que por vezes é de enorme
tensão nos relacionamentos, as pessoas também pudessem tê-la.
- “Ao entrardes na casa, saudai-a; se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz.” (Mt 10:12-13 RA)
- “Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa ! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós.” (Lc 10:1-6 RA)
A PAZ DO
SENHOR é tão importante que ao apresentar-se
aos discípulos atribulados depois da crucificação, nosso Senhor sempre os saudava
com “paz seja convosco”.
- “Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco!” (Lc 24:36 RA)
- “Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo 20:19 RA)
- “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.” (Jo 20:21 RA)
- “Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (Jo 20:26 RA)
Ao recebermos
a “paz do Senhor” (SHALOM) somos agraciados em todas as dimensões da vida e
isso nos dá condições de viver em abundância mesmo em períodos de escassez, por
isso, devemos ser gratos e atentos por preservá-la, pois nos capacitará a
enfrentar enormes guerras com sobriedade e tranquilidade interior.
- “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.” (2Co 4:8-10 RA)
A paz do Senhor foi e é concedida graças a obra vicária de Jesus, na cruz do calvário, pois ali, nos reconciliou com Deus e estando bem com o Criador, temos condições de lidar sobriamente com as dificuldades, problemas, e até, com as criaturas mais complicadas que nos circundam.
- “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5:1-2 RA)
Vale
ressaltar que não podemos confundir a PAZ DO SENHOR com a cauterização da
mente, visto que, esta, é fruto da indiferença espiritual, adquirida pelo
cinismo e pela indiferença em relação a Deus. Também não podemos confundi-la com a
PAX ROMANA, que é promovida pela imposição e domínio dos opressores. Quem
vive em pecado não tem a PAZ DO SENHOR e nem está em paz com o Senhor, pois o
pecado é a pior forma de agredirmos a Deus, pois é Santo.
- “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,” (1Tm 4:1-2 RA)
- “Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte. Insensíveis, cerram o coração, falam com lábios insolentes;” (Sl 17:8-10 RA)
- “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo,” (Ef 4:17-20 RA)
Agradeça a
Deus por ter lhe agraciado com a PAZ DO SENHOR, que depois da vida e da salvação
em Cristo, talvez seja o maior dom que nos foi concedido, visto que, ao tê-la
conseguimos viver em abundância, independentemente da escassez do contexto que
estivermos.
Que a PAZ
DO SENHOR seja contigo e com todos que te rodearem, em nome de JESUS!!! SHALOM,
ADONAI!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.