19 de nov. de 2025

João 16. Tema: Revelação progressiva.

  • “Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis.” (Jo 16:1 RA)
  • “Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.” (Jo 16:4 RA)
  • “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;” (Jo 16:12 RA)
  • “Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai.” (Jo 16:25 RA)
  • “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33 RA)

          A revelação de Deus para cada um é progressiva e objetiva. Progressiva porque Ele vai liberando conhecimento a medida que temos condições de assimilá-lo e objetiva por sempre ter propósitos específicos em relação a consolidar nossa fé.

          O Mestre Jesus, foi liberando informações e conhecimentos paulatinamente (aos poucos) para os discípulos, para que não fossem pegos de surpresa, mas também para que tivessem condições de assimilar o conteúdo, postura essa também adotada por Paulo.

  • “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;” (1Co 2:6 RA)

          Procure amadurecer espiritualmente para que o Senhor possa liberar conteúdos mais fortes, verdades mais profundas, pois o alimento sólido não é para crianças, mas para adultos na fé.

  • “ A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. 12  Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. 13  Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. 14  Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hb 5:11-14 RA)

          Cada fase da nossa vida espiritual é importante e precisamos saber como lidar com suas peculiaridades, tanto para não sermos precipitados, quanto não sermos retardados, visto que os precipitados se engasgam e os retardados atrofiam. Saiba viver cada momento e busque desfrutar do que lhe é concedido, para que possa avançar para o que lhe está reservado.

  • “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6:3 RA)
  • “ Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, 2  desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3  se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.” (1Pe 2:1-3 RA)
  • “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” (1Co 13:11 RA)
  • “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, 2  o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. 3  Isso faremos, se Deus permitir.” (Hb 6:1-3 RA)
  • “ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3:16-17 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.